Na terra do galo, foi o dragão quem cantou vitória. FC Porto derrota Gil Vicente por 2-0. Veja os golos
Frohldt arrancou os primeiros sorrisos aos adeptos azuis e brancos e Pepê confirmou os festejos
Corpo do artigo
O FC Porto venceu esta segunda-feira o Gil Vicente por 2-0, em Barcelos, num duelo para a segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol. Os dragões, que cantaram vitória na terra do galo, juntam-se agora ao quarteto da frente.
Os azuis e brancos seguem na terceira posição, com os mesmos seis pontos do que o Sporting, SC Braga, Famalicão e Moreirense. Já o Gil Vicente, que tinha vencido na estreia, diante do Nacional, perdeu pela primeira vez nesta edição e é oitavo colocado, com três pontos.
O FC Porto saiu vitorioso da primeira parte do duelo frente ao Gil Vicente. Num lance de laboratório assumido por Gabri Veiga, foi Frohldt quem cabeceou para o fundo das redes, concretizando o primeiro golo da partida, colocando os dragões em vantagem.
Os primeiros minutos ficaram marcados pelo domínio do FC Porto, com um par de aproximações à área do Gil Vicente, resolvidas pela defesa da casa. A equipa barcelense foi sentido a pressão dos dragões.
Pepê fez a primeira tentativa aos 9 minutos, mas a bola acabou nas mãos de Andrew. Samu estava bem posicionado à entrada da pequena área.
O mesmo fado teve o remate efetuado por Borja Sainz, aos 12 minutos, que foi de fácil resolução para o guarda-redes do Gil Vicente. Já Gabri Veiga rematou à entrada da área, mas sem sucesso.
Um livre assinalado para o Gil Vicente criou tensão em Barcelos aos 17 minutos. O perigo parecia estar próximo da baliza de Diogo Costa. Sergio Bermejo bateu, tentando colocar a bola junto ao poste esquerdo, mas do pensamento à execução ficou uma grande distância.
A primeira concretização deu-se, então, aos 20 minutos, com Frohldt a retirar da cartola a vantagem dos azuis e brancos.
Mais tarde, Samu falha na cara do golo, aos 23 minutos. Com um cruzamento de Pepê, o espanhol acabou por rematar por cima e desperdiçou uma oportunidade de luxo para reforçar o marcador.
Samu, choroso, está lesionado e é substituído por Luuk de Jong, aos 29 minutos.
Um novo livre da equipa barcelense e um discutido de Diogo Costa quase resultaram num golo para o Gil Vicente. Foi Froholdt quem voltou a salvar os dragões. O guarda-redes portista protestou e viu o cartão amarelo, aos 42 minutos.
Nehuén Pérez assistido após sangrar pela segunda vez do joelho. A equipa dos dragões joga com 10, durante os 5 minutos de compensação.
No arranque da segunda parte, Pepê não perdeu tempo e reforçou o marcador dos azuis e brancos aos 47 minutos, com assistência de Zaidu Sanusi.
Várias alterações foram feitas ao plantel, mas a entrada de Rodrigo Mora aos 79 minutos merece destaque, ao participar no seu primeiro jogo da prova, substituindo Alberto Costa. Os adeptos entoaram o nome do jogador. O médio ofensivo apressa-se a mexer com a dinâmica do jogo e tenta um remate que foi, contudo, rapidamente intercetado por Andrew.
Sem desistir, Mora aproximou-se do terceiro golo, com um passe certeiro de Luuk De Jong, mas com uma defesa eficaz de Andrew.
O Gil Vicente, sem argumentos para inverter o resultado, ainda tentou minimizar danos, num cabeceamento ao lado de Pablo, mas não mais conseguiu beliscar o 2-0 final.
Onze do Gil Vicente: Andrew Ventura, Hevertton Santos, Marvin Elimbi, Jonathan Buatu, Ghislain Konan, Zé Carlos, Facundo Cáseres, Luís Esteves, Sergio Bermejo, Pablo Felipe, Martín Fernández.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Nehuén Pérez, Bednarek e Zaidu; Frohldt, Alan Varela e Gabri Veiga; Pepê, Samu e Borja Sainz.
Suplentes do Gil Vicente: Dani Figueira, Zé Carlos, Antonio Espigares, Santi García, Gui Beleza, Gonçalo Maia, Rodrigo Rodrigues, Gustavo Varela, Agustín Moreira.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; Zé Pedro, Dominik Prpic, Francisco Moura, Eustáquio, Rodrigo Mora, William Gomes, Deniz Gul e Luuk de Jong.
