Ouça o Relato TSF. Os dragões procuram vencer para colocar pressão no outro líder do campeonato, o Sporting, que joga logo a seguir em Guimarães
Corpo do artigo
O jogo entre o Nacional e o FC Porto foi adiado para dia 15 de janeiro pelas 17h00, depois de ter sido interrompido devido à falta de visibilidade provocada pelo nevoeiro. O jogo foi interrompido uma primeira vez, mas foi retomado, tendo sido interrompido definitivamente aos 15 minutos da partida e com o marcador ainda a zeros.
"A Liga Portugal informa que o encontro entre CD Nacional e FC Porto, da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que foi interrompido ao minuto 14:30, devido a nevoeiro intenso, vai ser reatado dia 15 de janeiro, pelas 17 horas, face às previsões meteorológicas adversas para este sábado e acordo alcançado entre clubes", lê-se num comunicado da Liga.
O jogo arrancou, apesar do nevoeiro que pairava sobre o relvado. A primeira ocasião de perigo deu-se para a equipa da casa, com Diogo Costa a evitar o golo de Luís Esteves. Logo a seguir, Rodrigo Mora faz falta sobre um adversário e o árbitro foi chamado ao VAR para visualizar uma possível expulsão do jovem portista, mas optou por mostrar apenas amarelo ao jogador do FC Porto.
O árbitro chegou a interromper a partida aos oito minutos de jogo, mas retomou-o minutos depois. Aos 14 minutos, a visibilidade voltou a piorar e o árbitro da partida, Tiago Martins, voltou a interromper a partida e os jogadores recolheram aos balneários. Segundo os regulamentos, a suspensão dura 30 minutos. Nessa altura, o árbitro reavalia as condições e, caso não estejam reunidas, pode haver nova espera de 30 minutos ou o assunto é resolvido entre as duas equipas.
O marcador eletrónico do estádio mostra 14 minutos e 30 segundos de jogo, sendo que aparentemente era esse o tempo jogado no momento em que a partida foi interrompida.
Passada a meia-hora regulamentar, a equipa de arbitragem e os guarda-redes subiram ao relvado para reavaliar a visibilidade e voltaram a recolher aos balneários, mantendo-se o suspense sobre a realização ou não do resto da partida. As imagens que chegam da SportTV, pelas 19h05, a visibilidade no relvado melhorou bastante, sendo praticamente perfeita.
Pelas 19h20, surgiu a informação no sistema de som do estádio de que o jogo tinha sido adiado para uma data a definir.
Onze do Nacional: Lucas França, Ulisses Rocha, José Gomes, Bruno Costa, Luís Esteves, Gustavo Garcia, Isaac, Djibril Soumare, Zé Vítor, Matheus Dias e Teodora.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio, Galeno, Alan Varela, Eustáquio, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê e Samu.
Suplentes do Nacional: Rui Encarnação, João Aurélio, Laabidi, Penha, André Sousa, Francisco Gonçalves, Leo Santos, Appiah e Dyego Souza.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Tiago Djaló, Fábio Vieira, Vasco Sousa, Iván Jaime, Namaso, João Mário, Deniz Gül e Gonçalo Borges.