Os avançados Mateus e Mário Rondon foram os marcadores de serviço, este domingo, no regresso às vitórias do Nacional na Liga, naquele que foi também o último jogo do técnico Ivo Vieira no comando dos insulares.
Corpo do artigo
Apesar de o Beira-Mar ter desfrutado da primeira oportunidade, num remate de Douglas, logo aos quatro minutos, foi o Nacional quem chegou ao golo, aos 17 minutos, num lance na esquerda em que Mateus rematou forte e colocado, batendo Rui Rego pela primeira vez no jogo, relata a Lusa.
Galvanizado com a vantagem, o Nacional foi em busca do segundo tento e Mário Rondon, aos 23 minutos, ampliou a vantagem. Diego Barcellos assistiu Juliano e este, em boa posição para marcar, ofereceu o golo ao venezuelano, que surgiu isolado frente a Rui Rego e não teve dificuldades em bater o guarda-redes aveirense.
A perder por 2-0, o Beira-Mar teve que arriscar e, depois de um primeiro lance em que Balboa cabeceou ao poste, aos 27 minutos, a equipa aveirense empatou. Zhang cruzou na direita e Douglas elevou-se bem, cabeceando vitoriosamente.
Aos 38 minutos, o Nacional ficou reduzido a dez, devido à expulsão de Felipe Lopes, facto que obrigou o treinador dos madeirenses a abdicar de um médio (Juliano) para compor o eixo defensivo, entrando Luís Neto.
Antes do intervalo, Luís Neto podia ter feito o terceiro golo da sua equipa, mas o poste devolveu o cabeceamento do defesa.
Na segunda parte, a equipa de Aveiro tentou o tudo por tudo para chegar à igualdade, mas a falta de eficácia no último terço do campo impediu a concretização dessa intenção.
Com menos volume ofensivo nessa fase do jogo, o Nacional criou algum perigo cada vez que se aproximou da baliza adversária e Luís Neto, aos 72 minutos, voltou a errar o alvo, num cabeceamento que saiu ao lado.
Minutos depois, o Beira-Mar também ficou reduzido a 10, devido à expulsão de Nuno Coelho, pelo que a tarefa de chegar ao empate ficou mais difícil.
Com este triunfo, o Nacional, que a partir de segunda-feira será orientado por Pedro Caixinha, soma agora dez pontos, colocando-se provisoriamente no nono posto, enquanto o Beira-Mar é 12.º com sete pontos.
Num jogo disputado no Estádio da Madeira, no Funchal, arbitrado por Bruno Esteves (Setúbal), perante cerca de 1500 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Nacional: Marcelo Valverde, Claudemir, Felipe Lopes, Danielson, Nuno Pinto, Luís Alberto, Andres Madrid (Ivan Todorovic, 85), Juliano (Luís Neto, 41), Diego Barcellos, Mateus e Mário Rondon (Edgar Costa, 63).
Suplentes: Vladan, Ivan Todorovic, Dejan Skolnik, Candeias, Edgar Costa, Oliver e Luís Neto.
Beira-Mar: Rui Rego, Bura, Yohan, Hugo, Joãozinho, Nuno Coelho, Artur, Nildo (Serginho, 46), Balboa (Dudu, 71), Douglas e Zhang (Élio, 46).
Suplentes: Jonas, Élio, Jaime, Edson, Dudu, Dias e Serginho.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Zhang (11), Nildo (29), Felipe Lopes (33 e 38), Nuno Coelho (42 e 78), Joãozinho (71), Serginho (74), Edgar Costa (77) e Claudemir (86). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Felipe Lopes (38) e para Nuno Coelho (78).