Fu Yuanhui admitiu que estar com o período lhe prejudicou o desempenho nos Jogos Olímpicos. Na China o uso de tampão ainda é visto com desconfiança. Fu ganha adeptos a cada dia que passa.
Corpo do artigo
Depois da prova dos 4x100 metros, em que a equipa da China foi quarta classificada, Fu Yuanhui deu uma entrevista ao canal chinês CCTV. Antes de falar com a repórter, a atleta foi filmada de cócoras e com dores na barriga.
"Acho que não estive muito bem hoje. E quero pedir desculpa às minhas colegas de equipa", começou por dizer.
De seguida, a repórter pergunta se a atleta está com dores de estômago, ao que Fu responde: "O meu período começou ontem à noite, por isso sinto-me fraca e realmente cansada, mas isso não é uma justificação, eu não nadei bem".
9JeWZZ39b6Y
A explicação de Fu, espontânea e dita entre sorrisos não é vulgar. E falar de menstruação na China, menos ainda. Um estudo revelou que apenas 2% das raparigas chinesas usam tampões.
A grande maioria das que não usa diz que não sabe como o usar o tampão ou que nunca ouviu falar que existe. E o fator cultural também tem influência: Na China há pessoas que pensam que usar tampão pode tirar a virgindade às raparigas, apesar de especialistas dizerem que não existe relação entre uma coisa e outra.
Segundo o Guardian e a BBC, a confissão da nadadora teve eco nas redes sociais com várias pessoas a dizerem que não tinham percebido que era possível uma mulher nadar durante a menstruação.
"É um fenómeno fisiológico normal, então por que não podemos referir isso? Fu Yuanhui é impressionante!", disse um dos internautas.
Ganhou medalha e não sabia
Este é o mais recente episódio a dar popularidade a Fu Yuanhui. Aos 20 anos, a nadadora apareceu nos Jogos Olímpicos mostrando espontaneidade e muitos sorrisos em vários momentos.
Há dias, nas meias-finais, Fu soltou um "Uau!" pelo tempo que fez e explicou que usou "toda a energia mística" que tinha.
Jn0nPGfH1HI
No dia seguinte, após a final dos 100 metros costas, Fu nem sabia que tinha conquistado a medalha de bronze. Ficou a saber durante a entrevista rápida para a CCTV quando a jornalista lhe disse no meio da conversa.
mAvyojeegCE
As entrevistas tornaram-se virais e fizeram disparar o número de fãs da nadadora na rede social chinesa Weibo. Segundo o Guardian, antes dos Jogos, Fu Yuanhui tinha cerca de 550 mil seguidores. Hoje são perto de 4 milhões.