O espanhol tornou-se no primeiro tenista a vencer por oito vezes o mesmo torneio do Gran Slam, destronando Sampras e Federer. A prova ficou marcada por protestos contra o casamento gay.
Corpo do artigo
O espanhol Rafael Nadal alcançou, este domingo, a sua oitava vitória no torneio de Roland Garros, ao bater o compatriota David Ferrer em três "sets", pelos parciais de 6-3, 6-2 e 6-3, em duas horas e 16 minutos.
Nadal repetiu assim os títulos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012, numa final marcada por chuva, temperaturas baixas para esta altura do ano e uma invasão de campo em protesto contra o casamente entre pessoas do mesmo sexo.
Com esta vitória, Nadal torna-se no primeiro tenista a vencer por oito vezes um mesmo torneio do Grand Slam, destronando o norte-americano Pete Sampras e o suíço Roger Federer, ambos com sete vitórias em Wimbledon.
No final do encontro, conquistada a vitória e depois de ter recebido o troféu das mãos do super rápido Usain Bolt, Rafael Nadal disse que teve a sorte de estar em oito finais e não perder nenhuma.
Além dos oito títulos em Roland Garros, onde venceu 59 dos 60 encontros disputados, Nadal ganhou ainda uma vez na Austrália (2009), duas em Wimbledon (2008 e 2010) e uma no US Open (2010), totalizando, assim, o 12.º título do "Grand Slam".
Esta final foi perturbada pelo aparecimento da chuva mas também por alguns incidentes, incluindo uma invasão de campo em protesto contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, permitindo em França desde Abril.
Um homem com uma mascara branca saltou os placards e correu para o court, na direção do local onde estava Rafael Nadal, transportando uma tocha. Acabaria por ser detido juntamente com outro homem que se preparava para o seguir.
Antes deste caso, outros dois homens, que protestavam nas bancadas pelo mesmo motivo, tinham sido retirados do local pela segurança do evento. No total foram detidas 12 pessoas que ainda esta domingo vão ser ouvidas pelas autoridades.