Naide Gomes disputa, este domingo, a final do salto em comprimento com a actual campeã do mundo, campeã olímpica e líder do ano, nos Mundiais de Atletismo a decorrer em Daegu.
Corpo do artigo
A atleta do Sporting, que se qualificou na segunda-feira com um único ensaio de 6,76 metros, irá enfrentar adversárias de peso, como a norte-americana Brittney Reese, que registou a melhor marca na prova de apuramento de segunda-feira, com um salto de 6,79 m, logo seguida da russa Olga Kucherenko, com 6,67 m.
O desempenho de Naide Gomes tem estado aquém das expectativas esta época, resultados que atribui à lesão no pé, da qual recupera desde Janeiro.
Em declarações aos jornalistas após a qualificação, a atleta, que hoje deverá voltar a saltar com recurso a analgésicos para as dores no pé, não prometeu medalhas mas disse «que tudo pode acontecer».
Naide Gomes foi quarta classificada no salto em comprimento nos Mundiais de Atletismo de 2007 e 2009.
Destaque ainda para Rui Silva, que disputa a final dos 10.000 metros, a par com o campeão europeu Mo Farah e os candidatos etíope Imane Merga e o eritreu Zerzenay Tadese.
Esta manhã, Portugal somou a segunda eliminação no salto com vara e um 16º lugar na marcha, ao segundo dia de provas nos Mundiais de Atletismo.
As provas confirmaram a baixa prestação no salto com vara e o resultado esperado na marcha por parte de João Vieira, cujos problemas físicos ao longo da época o deixaram afastado do nível dos Mundiais de 2009, em que foi décimo classificado, e longe do terceiro lugar obtido no Europeu de 2006.