Não há dois sem três. Sporting vence Athletic Bilbao e conquista troféu Cinco Violinos
Os leões venceram os espanhóis por 3-0 em Alvalade. Veja os golos
Corpo do artigo
O Sporting venceu este sábado o Athletic Bilbau por 3-0 e conquistou o Troféu Cinco Violinos, numa partida disputada em Lisboa e marcada pela apresentação dos leões aos adeptos e pela despedida do capitão Sebastian Coates.
Os leões entraram melhor no jogo e fizeram o primeiro golo aos 11 minutos. Trincão recuperou a bola a meio-campo e deu a Gyokeres, que assistiu Pedro Gonçalves para o golo.
Quando faltavam apenas 10 minutos para o final do jogo, num contra-ataque liderado por Daniel Bragança que lançou Matheus Reis, o lateral brasileiro serviu Marcus Edwards, que só teve de encostar para o 2-0.
Três minutos depois, ainda houve tempo para mais um golo dos leões. Este foi assinado por Trincão, após mais uma assistência de Matheus Reis.
A estreia oficial dos leões está marcada para 03 de agosto, em Aveiro, frente ao FC Porto, que bateu os campeões nacionais na final da Taça de Portugal 2023/24, em jogo da Supertaça Cândido de Oliveira.
Começou o jogo em Alvalade. O Athletic Bilbau está a jogar ainda sem os três campeões do mundo. Aos 6 minutos, Yuri Berchiche remata por cima da baliza de Kovacevic. Em resposta, cinco minutos depois, o Sporting inaugurou o marcador por intermédio de Pote, que assina mais um golo nesta pré-temporada a passe de Gyokeres. Com toda a calma e subtileza desviou a bola para o fundo da baliza dos espanhóis. Uma finalização à Pedro Gonçalves.
Aos 33 minutos houve duas bolas seguidas no ferro. Primeiro Gonçalo Inácio, de cabeça, e logo depois Quenda, de primeira de pé direito. Nota-se que a equipa de Ernesto Valverde começa a impôr o seu jogo depois de uma entrada forte do Sporting.
Final da primeira parte sem direito a tempo de compensação. Intervalo!
Recomeça o jogo em Alvalade. Aos 61 minutos, o Sporting cria perigo na sequência de um canto. Valeu ao Athletic Bilbau o desvio de um defesa. Três minutos depois, Rodrigo Ribeiro remata por cima da baliza de Padilla na sequência de uma boa contra ofensiva dos leões liderada por Pedro Gonçalves.
Ao minuto 80, Marcus Edwards faz o 2-0 numa jogada de contra-ataque fulminante do Sporting. Só teve de empurrar de pé esquerdo para o fundo da baliza da equipa espanhola.
Três minutos depois, na sequência de mais uma jogada de ataque muito bem feita pela equipa de Alvalade, Trincão faz o 3-0 e mata o jogo.
Fim do jogo.
Onze do Sporting: Vladan Kovacevic, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves
Onze do Athletic Bilbao: Álex Padilla, Iñigo Lekue, Andoni Gorosabel, Yeray Álvarez, Yuri Berchiche, Ohian Sancet, Benat Prados, Mikel Jauregizar, Iñaki Williams, Gorka Guruzeta, Álex Berenguer
Suplentes do Sporting: Franco Israel, Diogo Pinto, Diogo Travassos, Ricardo Esgaio, Iván Fresneda , João Muniz, Dário Essugo, Daniel Bragança, Mateus Fernandes, Marcus Edwards, Afonso Moreira, Rodrigo Ribeiro
Suplentes do Athletic Bilbao: Oier Gastesi, Hugo Rincón , Unai Egiluz , Aimar Duñabeitia, Adama Boiro, Unai Gómez , Ander Herrera, Peio Canales, Javier Martón, Adu Ares, Álvaro Djaló, Aingeru Olabarrieta
