Não há mar na Suíça para estas navegadoras. Portugal perde com a Bélgica e está fora do Euro feminino
Ouça o Relato TSF. Para passar à próxima fase, as portuguesas precisam de vencer a Bélgica, esperar que a Espanha vença a Itália e recuperar a desvantagem de seis golos no saldo diante das italianas
Corpo do artigo
A seleção portuguesa feminina perdeu esta sexta-feira com a Bélgica por 2-1, na 3.ª jornada do grupo B, e está fora do Euro 2025.
Portugal precisava de ganhar, mas tudo começou muito mal para as navegadoras. Logo aos quatro minutos, Jill Janssens subiu pela direita e cruzou rasteiro, com Tessa Wullaert a desviar para o fundo da baliza de Patrícia Morais.
No outro jogo do grupo, com Portugal a precisar que a Espanha vencesse, também ninguém ajudava, já que a Itália colocou-se na frente do marcador aos dez minutos. Contudo, as espanholas empataram pouco depois e voltaram a relançar as esperanças portuguesas.
Portugal tentou igualar a partida, mas sem grande perigo. A exceção foi num dos últimos lances da primeira parte, quando Ana Capeta apareceu isolada e tentou o chapéu, mas permitiu a defesa à guarda-redes belga.
No início da segunda parte, Ana Capeta voltou a aparecer isolada, mas também voltou a permitir a defesa de Lichtfus. Num lance muito semelhante minutos depois, Kika Nazareth rematou para um coste de última hora da defensiva belga. No outro jogo, a Espanha colocava-se em vantagem.
Não marcava Portugal, marcava a Bélgica. Num contra-ataque aos 65 minutos, Tessa Wullaert isola Toloba e as belgas fizeram o 2-0. No entanto, chamada ao monitor do VAR, a árbitra da partida reverteu a decisão por causa de uma falta no início do lance.
E foi apenas aos 87 minutos que Portugal conseguiu marcar. Grande passe de Kika Nazareth a isolar Telma Encarnação e a ponta de lança rematou de pé esquerdo para o fundo da baliza.
Em período de compensação, as belgas voltaram a marcar na sequência de um canto, mas o golo voltou a ser invalidado após revisão no VAR. Pouco depois, em mais um contra-ataque, a Bélgica assegurou a vitória, com Cayman a fazer o 2-1.
O jogo terminou pouco depois, confirmando-se a eliminação de Portugal do Euro 2025. No final das contas, a seleção nacional fica em último lugar do grupo B, com apenas um ponto.
Onze de Portugal: Patrícia Morais, Diana Gomes, Carole Costa, Fátima Pinto, Catarina Amado, Andriea Norton, Tatiana Pinto, Joana Marchão, Kika Nazareth, Ana Capeta e Diana Silva.
Onze da Bélgica: Lichtfus, Janssens, Tyslak, Kees, Cayman, Deloose, Toloba, Vanhaevermaet, Teulings, Wullaert e Blom.
Suplentes de Portugal: Inês Pereira, Cota Yarde, Lúcia Alves, Ana Seiça, Andreia Jacinto, Jéssica Silva, Dolores Silva, Andreia Faria, Carolina Correia, Beatriz Fonseca e Telma Encarnação.
Suplentes da Bélgica: Evrard, Bastiaen, Piltjens, Van Kerkhoven, Wijnants, De Caigny, Eurlings, Dhont, Mertens, Iliano, Detruyer, Missipo.