"Não me parecem prioritárias as preocupações sobre quem vai ser campeão e como é que se vai decidir"
A Coreia do Sul prepara-se para o regresso dos campeonatos de futebol depois de ter sido um dos primeiros países afetados pelo novo coronavírus. No regresso ao território, Paulo Bento encontrou um povo já perto da "normalidade".
Corpo do artigo
Paulo Bento já está na Coreia do Sul e conversou com a TSF poucas horas depois de ter aterrado em solo asiático. O selecionador de futebol coreano fala, em primeira mão, sobre o regresso dos campeonatos na Coreia, descreve o que encontrou naquele país, - um dos primeiros, a seguir à China, a ser infetado pelo novo coronavírus -, e da justiça, ou não, em encontrar um campeão se os principais campeonatos europeus não chegarem ao fim.
12110978
"A sensação dos campeonatos regressarem na Coreia do Sul [regressam no dia 8 de Maio] é de muita satisfação e de alegria. O principal campeonato coreano já era para ter começado no último fim de semana de fevereiro, foi adiado, e agora parece que vai mesmo ser uma realidade o regresso. Os jogos vão ser à porta fechada, mas o sentimento é de felicidade", começa por dizer à TSF o selecionador nacional da Coreia do Sul.
Paulo Bento aterrou em Seul na quarta-feira passada e confessa que foi submetido a um controlo normal de segurança: "Tivemos (Paulo Bento e equipa técnica) de fazer os testes de despistagem, ficamos a primeira noite isolados à espera do resultado dos testes e, depois disso, viemos diretamente para casa para cumprirmos um período de isolamento de 14 dias."
Parece-me que o povo coreano está a fazer a sua vida com alguns cuidados mas começa a retomar a normalidade
Ainda assim, do pouco que reencontrou na capital coreana, o selecionador confessa ter visto um país já a caminhar para a normalidade: "Estou cá há poucas horas mas já deu para perceber que as escolas e os ginásios estão fechados. Parece-me que o povo coreano está a fazer a sua vida com alguns cuidados mas começa a retomar a normalidade. Do pouco que vi, o trânsito já me pareceu fluir normalmente. Mas é como lhe digo, estou em casa e não posso dar a informação mais concreta. Por ser um dos países como mais casos, logo a seguir à China, a Coreia do Sul controlou o problema, com a eficácia possível, da melhor maneira."
A regressar-se à competição, tem de se regressar com as maiores condições de segurança
Nesta entrevista à TSF, o selecionador da Coreia do Sul deixou ainda uma opinião sobre a eventualidade de alguns dos principais campeonatos europeus não chegarem ao fim: "Sinceramente não me parece uma questão prioritária. Não me parece prioritário que estejam com preocupações sobre quem vai ser campeão e como é que se vai decidir. Eu acho que devem existir outras preocupações. E tal como aconteceu aqui na Coreia, a regressar-se à competição, tem de se regressar com as maiores condições de segurança."
Paulo Bento diz que aproveitou estes dias para desfrutar da companhia da mãe e da mulher (em Portugal), para ler e fazer algum exercício físico.
Faz questão, ainda, de deixar um agradecimento a todos os profissionais de saúde: "Para todos aqueles que estão a combater esta pandemia, para todos aqueles que nos permitem ter melhores condições, uma palavra de grande admiração e de grande solidariedade".