"Não me passa pela cabeça que pode correr mal." João Pereira "confiante" com novo desafio e recusa "imitar" Amorim
Frederico Varandas mostrou-se "muito confortável e tranquilo" com o nome escolhido para novo treinador do clube. Já João Pereira não escondeu o "orgulho" e mostrou-se pronto para ser ele próprio rumo ao sucesso leonino
Corpo do artigo
"Afinal é mais cedo", foi assim que João Pereira soube por Frederico Varandas que "uma escolha simples e natural" ia concretizar-se já em novembro deste ano. Sem nunca ter treinado qualquer equipa da I Liga, João Pereira foi esta segunda-feira oficializado como novo treinador dos leões. Alto Risco? Para o presidente leonino, "isso é decidir algo em que não acreditamos". Também João Pereira nem sequer equaciona "se pode correr mal".
Na cerimónia de apresentação de João Pereira, no Estádio José Alvalade, o presidente do Sporting elogiou a "liderança" e o "carácter" do novo treinador do clube, garantido estar em causa "uma escolha simples e natural que teve início há quatro anos."
Em declarações aos jornalistas, Frederico Varandas destacou ainda "coragem e consciência" do técnico e não deixou dúvidas "de que João Pereira daqui a quatro ou cinco anos estará num dos clubes mais poderosos da Europa".
Questionado sobre o risco de apostar num treinador sem jogos na I Liga, o presidente leonino disse que o "risco está exatamanete no mesmo" e está "muito confortável e tranquilo" com a mudança no comando da equipa principal de futebol do Sporting. Para os leões, "o treinador é sempre a peça chave do projeto desportivo".
Alto risco é decidir algo em que não acreditamos.
A seguir a Varandas, foi a vez de João Pereira tomar a palavra na cerimónia de apresentação: "É um orgulho estar a ser apresentado como treinador do Sporting."
Promovido no verão ao leme da equipa B leonina, quinta classificada da Série B da Liga 3, em substituição de Filipe Çelikkaya, o ex-defesa direito, de 40 anos, emancipará uma carreira curta e inexperiente nos bancos, iniciada em 2021/22 como adjunto dos sub-23 - que orientaria nas duas temporadas seguintes -, após 18 anos como jogador profissional.
João Pereira sublinhou o "legado" deixado por Rúben Amorim, nomeadamente a "união que conseguiu criar na família sportinguista". Ainda assim, "a responsabilidade vem de mãos dadas com a ambição" e, por isso, para João Pereira o objetivo é continuar a dar vitórias aos leões.
Se tivesse dúvidas e se viesse assumir este lugar a pensar que poderia correr mal, não estaria aqui. Não me passa pela cabeça que pode correr mal. Até ao final desta época, ainda faltam muitos jogos e vamos passar por muitas dificuldades, mas teremos de ser positivos e pensar que as coisas vão correr bem
Frederico Varandas ligou a João Pereira para dizer que "afinal é mais cedo", um simples telefonena recebido com um único pedido: "Para ser eu próprio. Imitar alguém seria um erro. De jogador a treinador, João Pereira assume-se hoje em dia como "uma pessoa muito mais calma" que não esqueceu os conselhos "para a vida" deixados por Rúben Amorim.
"É uma liderança de cinco anos e as coisas têm de ser passo a passo, com calma. Eu tenho consciência disso”, frisou, acrescentando: "Nesta fase, a minha relação não será igual, mas vai evoluir e cimentar-se. Se continuarmos a ganhar, a confiança que tinham nele terão em mim”.
João Pereira demonstrou alguma mágoa pelos poucos títulos que conquistou ao serviço do Sporting durante as três passagens como futebolista (uma Supertaça e uma I Liga), querendo agora corresponder com mais troféus, numa ascensão como treinador que foi repentina e inesperada, embora tenha reforçado que se prepara há muito tempo.
“Era um processo que estava a ser preparado há muito tempo. Eu estou preparado e a preparação não foi feita só nesta última semana, tem sido feita nos últimos anos. Fiz o trabalho de casa e, por isso, tenho confiança no que podemos trazer ao clube”, atirou.
João Pereira assinou contrato até 2027 e tem uma cláusula de rescisão “alta”, segundo revelou o presidente do clube, Frederico Varandas, embora sem especificar esse valor.
Notícia atualizada às 13h12