O médio João Moutinho garantiu hoje que Portugal vai encarar o jogo com a Alemanha, que marca a estreia da seleção no Euro2012 de futebol, sem ter na mente um ajuste de contas pela eliminação nos "quartos" do Euro2008.
Corpo do artigo
«Não podemos pensar em ajuste de contas. É mais um jogo, extremamente difícil, contra uma excelente seleção. Vamos tentar entrar em campo com a mente limpa, não pensando nos resultados com a Alemanha», disse, referindo-se à derrota por 3-2, que afastou a equipa das "quinas" do Campeonato da Europa em 2008 e do qual saiu lesionado.
O internacional luso é perentório ao afirmar que «o passado não ganha nada» e que o jogo de sábado com a "Mannschaft" será decidido nos «pequenos detalhes».
«E é nos pequenos detalhes que queremos ser mais fortes», completou.
Frente à Alemanha, o resultado que importaria era a vitória, mas, caso a equipa das "quinas" não seja capaz de sair da cidade ucraniana de Lviv com os três pontos, há que esperar pelo final para fazer as contas quanto à passagem para a fase seguinte.
Estabelecida como meta número um da seleção portuguesa no Euro2012, a presença nos quartos de final é, para João Moutinho, apenas o princípio do caminho.
«Claro que não ficamos satisfeitos só de passar. Há sempre o sonho da vitória final, mas sabemos que temos de ir passo a passo», reconheceu.
Para ajudar nesse propósito, Portugal tem «três excelentes pontas de lança» que, apesar de não terem faturado nos particulares com Macedónia e Turquia, podem, na opinião de Moutinho, marcar golos já no sábado.
O médio do FC Porto está preparado para jogar, superada que está a lesão no calcâneo direito, qualquer que seja a posição que Paulo Bento lhe reserve.
«Estamos aqui para ajudar em qualquer posição, seja a número dez, oito ou seis. Será a posição em que o 'mister' achar que rendemos mais», defendeu, recusando a assumir-se como candidato a novo "dez" na seleção.