Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, teve esta manhã num encontro com jornalistas onde comentou as propostas da FPF, o vídeo-árbitro e o desconforto dos árbitros.
Corpo do artigo
Depois de o presidente da Federação Portuguesa de Futebol ter apresentado, na quinta-feira, novas medidas contra a violência no futebol, Pedro Proença reagiu esta sexta-feira, num encontro com os jornalistas, em Lisboa.
"Obviamente que não estamos satisfeitos, nem ficamos confortáveis, que neste momento possa haver este desconforto por parte dos árbitros relativamente a uma possibilidade de paragem", começou por dizer o presidente da Liga. "Mas também temos a noção, até pela forma como temos conversado com a APAF, árbitros e FPF, tudo faremos para que haja um entendimento, para que rapidamente o que está no comunicado da APAF possa ser resolvido."
TSF\audio\2017\10\noticias\27\pedro_proenca_abitros_acredita_num
TSF\audio\2017\10\noticias\27\pedro_proenca_propostas_fpf
Quanto às propostas apresentadas pela FPF na Assembleia da República na véspera, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional é perentório: "Eu não tenho conhecimento das mesmas. Tenho a convicção e certeza que o dr. Fernando Gomes falará com a Liga sobre o tema. Daquilo que tive acesso, estaremos absolutamente de acordo relativamente aos aspectos macros das propostas. Tenho a plena convicção que a liga, com o peso que tem institucional, numa questão tão estruturante e relativa ao futebol profissional também ela será ouvida nas mm instancias e pela própria Assembleia da República".
Quanto ao episódio no Aves-Benfica, no qual o vídeo-árbitro sofreu um apagão, Pedro Proença diz que a Liga está de consciência tranquila com tudo o que se tem passado. "É importante esclarecer que a Liga não está envolvida na implementação do vídeo-árbitro. Apoiou desde a primeira hora e deu os parabéns à FPF pela coragem de o implementar. É absolutamente favorável à implementação desta tecnologia", assim introduziu o tema.
TSF\audio\2017\10\noticias\27\pedro_proenca_var
"Relativamente ao que aconteceu este fim de semana, foi muito claro: na segunda-feira à tarde recebemos uma notificação por parte do Conselho de Arbitragem que teria existido uma anomalia técnica. O que a Liga fez foi rematar esse parecer para o Conselho de Disciplina, que decidiu em conformidade arquivar o processo. Quanto à Liga, muitíssimo confortáveis com tudo o que se tem passado."