A nadadora portuguesa Ana Rodrigues confessou-se desiludida por ter falhado hoje o apuramento para as meias-finais dos 100 metros bruços dos Jogos Olímpicos Londres2012.
Corpo do artigo
«Estava à espera de melhor e senti-me bem durante a prova, mas o facto de não ter feito mínimos para os Jogos Olímpicos mais cedo obrigou a fazer vários picos de forma, o que dificultou a minha preparação», justificou, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Natação.
A benjamim da delegação portuguesa, com apenas 18 anos, terminou as eliminatórias no 35º posto e quinto da série, cuja prova completou em 1.10,62 minutos, tempo superior ao seu recorde pessoal de 1.09,92 minutos.
Ainda assim, a nadadora de São João da Madeira beneficiou da experiência de participar nuns Jogos Olímpicos pela primeira vez, onde apreciou o fato de conviver com atletas de diferentes as modalidades e nacionalidades.
«Isto é completamente diferente de todas as outras competições em que já participei», garantiu.
Ana Rodrigues tinha obtido mínimos B estabelecidos pela Federação Internacional de Natação, mas aquém das marcas de referência nacionais nas respetivas provas, ligeiramente mais exigentes do que as definidas pela FINA.
Só foi integrada mais tarde na comitiva nacional aos Jogos Olímpicos de Londres2012, após uma revisão da posição da Federação portuguesa, tal como aconteceu com Tiago Venâncio, que hoje também falhou a qualificação para as meias-finais dos 200 metros livres.
Tiago Venâncio fez 1.52,36 minutos, um tempo superior em mais de três segundos ao seu recorde nacional (1.49,02 minutos, a 30 de março de 2007, em Melbourne) e também bem pior do que o tempo de inscrição (1.49,44).
Ao ficar-se pelo 34º lugar das eliminatórias não cumpriu também o objetivo de subir na tabela de tempos de entrada, onde chegou com o 32º tempo.
Esta foi a terceira participação do nadador de Palmela nuns Jogos Olímpicos, tendo já feito história como o mais jovem de sempre a alcançá-lo, aos 17 anos em Atenas2004, tendo também participado nos de Pequim2008.
A natação portuguesa volta à competição esta segunda-feira, com Pedro Oliveira a disputar as eliminatórias de 200 metros mariposa, disciplina na qual Sara Oliveira tentará na terça-feira a sua sorte.
Na quarta-feira, Pedro Oliveira compete nas séries nos 200 metros costas e Diogo Carvalho nas dos 200 metros estilos e, na quinta-feira, será a vez de Simão Morgado procurar uma qualificação nos 100 metros mariposa.
O último a entrar em ação será o ucraniano naturalizado português Arseniy Lavrentyev, que disputará os 10 km águas abertas, a 10 de agosto.
Pelo caminho já ficou Carlos Almeida, eliminado na primeira ronda dos 100 metros bruços, logo no sábado, primeiro dia de provas dos Jogos Olímpicos de Londres2012, que terminam a 12 de agosto.
Pode acompanhar a participação de todos os atletas portugueses nestes Jogos Olímpicos a partir desta ligação.