Nazaré: Surfista brasileira tem tornozelo partido e promete voltar «logo mais» (vídeos)
A brasileira Maya Gabeira, vítima de um acidente quando tentava surfar uma onda gigante na Praia do Norte, na Nazaré, «está estável e não inspira cuidados de maior», disse à Lusa fonte do Hospital de Santo André, em Leiria.
Corpo do artigo
A desportista, de 26 anos, ficou hoje de manhã inanimada após cair numa onda gigante na Praia do Norte, onde, já este mês, surfou uma onda que candidatou à categoria feminina dos prémios Billabong XXL, um galardão que já venceu cinco vezes.
[youtube:q1mMk1rZEi8]
«Obrigada pelo carinho de sempre! Um tornozelo quebrado, mas nada de mais! Estou recuperando bem, continuem torcendo por favor. Logo mais estou de volta!», escreveu a surfista brasileira na rede social Facebook, agradecendo ainda aos compatriotas e companheiros de aventura Carlos Burle, Pedro Scooby e Felipe Cesarano, que classifica de «melhor time do Mundo».
[youtube:Yr_tpyrcs6Q]
Fonte hospitalar adiantou ainda que a surfista vai permanecer em observação naquele estabelecimento de saúde.
A primeira informação clínica do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, para onde foi inicialmente encaminhada, indicava que a atleta sofrera «um pré-afogamento em água salgada», sendo que, «após exames», foi possível concluir que se encontrava «estável, consciente e colaborante».
Apesar de não inspirar cuidados de maior, foi transferida para a unidade de cuidados intensivos de Hospital de Santo André, em Leiria, onde permanece em vigilância.
Na Praia do Norte, na Nazaré, vários surfistas tentam bater o recorde do havaiano Garret McNamara.
O surfista regressou este mês a Portugal e vai ficar no país até 02 de dezembro, para "aproveitar" as ondas da Praia do Norte, na Nazaré, onde surfou a onda gigante.
Depois deste incidente, o brasileiro Carlos Burle poderá ter conseguido hoje superar o recorde de McNamara, também na Praia do Norte, na Nazaré.