
Jogadores NBA
Reuters
O sindicato dos jogadores da Liga Norte-Americana de Basquetebol Profissional (NBA) rejeitou hoje formalmente a última proposta apresentada pelos patrões das equipas e anunciou que vai solicitar a dissolução do campeonato.
Corpo do artigo
A decisão coloca ainda mais em risco a temporada 2011/12, ainda por começar, uma vez que os donos das equipas tinham já prometido que nova recusa por parte dos atletas acarretaria uma oferta ainda pior para os mesmos.
Os patrões, que estão em "lock-out" (paralisação temporária) desde 1 de Julho, querem impor um novo contrato colectivo de trabalho para corrigir o modelo económico deficitário da NBA.
O director executivo da associação sindical dos basquetebolistas, Billy Hunter, anunciou já que os atletas vão processar a NBA por práticas contrárias à lei anti-monopólio.
«O que é claro é que a NBA tinha um plano e não estava disposta a negociar. Os jogadores não estão dispostos a aceitar qualquer tipo de ultimato», disse Hunter.
A decisão dos jogadores acontece após 137 dias de "lock-out" e quando o comissário (presidente executivo) da NBA, David Stern, ameaçara de que um eventual "não" colocaria em risco o futuro da competição e o que resta da época 2011/12, que devia ter começado em 1 de Novembro.
Na mais recente proposta, Stern tinha estabelecido uma divisão de receitas de 50-50 e um calendário de 72 jogos, em caso de acordo nesta semana, prevendo-se o início do campeonato para 15 de Dezembro, avisando que os patrões não iriam aceitar uma temporada de apenas 50 partidas como aconteceu durante o conflito laboral de 1999.