Neemias Queta quer fazer história e colocar Portugal no mapa do basquetebol internacional
A duas semanas do início do Europeu de basquetebol, o atleta refere que o objetivo da seleção nacional é ser "competitiva" e "lutar por uma qualificação alta" na prova
Corpo do artigo
Neemias Queta quer colocar Portugal no mapa do basquetebol internacional. Três anos depois, o jogador dos Boston Celtics, da NBA, foi autorizado pelo clube a voltar à seleção para jogar o Europeu. A duas semanas do início da prova, o atleta não esconde a ambição de fazer história.
O trajeto de Neemias na seleção tem sido tudo menos linear. Depois de ficar livre das amarras do protocolo imposto pelo clube, encontrou outro contratempo, uma lesão na anca nos últimos dias. No entanto, garante que agora está a 100%.
“Sinto-me bem, a maneira como vimos a trabalhar quer dentro de campo, quer dentro da sala de ginásio, tem sido boa e tenho vindo a preparar-me bem para estar a 100% na altura do Europeu", afirma, em declarações aos jornalistas, numa entrevista conjunta a vários órgãos de comunicação social.
A presença de Neemias nesta competição esteve longe de ser uma garantia: foi necessário que a Federação Portuguesa de Basquetebol e os Boston Celtics chegassem a acordo para que o jogador fosse libertado.
“Sempre quis fazer o Europeu. Vi o jogo em que fomos qualificados, a partir daí já tinha na minha mente que vinha. Foi só uma questão de combinar os detalhes com a equipa, com o meu agente, com o pessoal da seleção e a partir daí ficou claro que o objetivo era vir cá", conta.
O principal objetivo da seleção é ser "competitiva" e "lutar por uma qualificação alta no Europeu". "A partir daí é lutar todos os dias para conseguir chegar lá e temos vindo a fazer isso até agora", considera.
Neemias tornou-se no primeiro português e, para já, o único a chegar à maior liga do mundo, a liga norte-americana (a NBA). O maior embaixador da modalidade em Portugal dá a receita para que este desporto continue a crescer.
“Sendo Portugal um país que não é muito conhecido pelo basquetebol, a aglomeração de todos os resultados que têm vindo a acontecer, tanto no masculino, como no feminino, faz com que o pessoal veja mais basquete. Eu chegando à NBA também ajudou, mas é difícil ver jogos às 02h00 ou 03h00. A seleção, jogando num horário mais decente, sendo competitivos, tudo isso aglomera para que haja uma boa promoção do desporto em Portugal. Temos de aproveitar este momento para capitalizar e pôr Portugal no mapa", sublinha.
Pegar no mapa, acertar o relógio e acertar no cesto. Neemias Queta lidera Portugal no regresso ao Europeu, 14 anos depois da última presença.
Portugal está a estagiar em Fórum Braga, onde vai defrontar a Islândia, esta sexta-feira, e a Suécia, este sábado, num torneio de preparação. O primeiro jogo no Europeu acontece dentro de duas semanas contra a Chéquia.
Os adversários seguintes são a Sérvia, Turquia, Letónia, que é a seleção anfitriã do Grupo A, onde Portugal está inserido, e a Estónia. São quatro grupos de seis equipas e as quatro primeiras de cada apuram-se para os oitavos de final.
