O atleta português Nelson Évora conquistou a medalha de ouro no triplo salto das Universíadas, ao saltar 17,31 metros em Shenzhen, na China, revalidando o título conquistado em 2009.
Corpo do artigo
O atleta da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e do Benfica conseguiu a sua melhor marca do ano (ainda não tinha passado de 16,69 metros) à quinta tentativa, com vento nulo.
Nelson Évora conseguiu ainda outro salto, o sexto e último (16,99 metros), que lhe valeria o ouro, já que o segundo classificado e medalha de prata, o ucraniano Viktor Kuznietsov ficou-se pelos 16,89.
O cazaque Yevgeniy Ektov conquistou a medalha de bronze, com 16,83 metros, registo inferior aos outros três saltos válidos do atleta português: 16,88 metros no primeiro e quarto ensaios e 16,84 no terceiro.
Apesar da aparente facilidade com que venceu o concurso, a verdade é que o atleta do Benfica só assumiu, em definitivo, a liderança da final do triplo salto ao quinto ensaio, pois Kuznietsov liderou a partir do terceiro, quando fez 16,89.
Nelson Évora, campeão olímpico em título, já tinha conquistado a medalha de ouro na 25.ª edição das Universíadas, realizadas em Belgrado, há dois anos.