Nélson Évora vê a naturalização de Pichardo como um "ataque pessoal" do Benfica
O atleta do Sporting mostra-se indignado com a naturalização de Pedro Pichardo e considera que o Benfica deu "a volta ao mundo para fazer esta borrada"
Corpo do artigo
Nélson Évora revela estar indignado com a naturalização de Pedro Pablo Pichardo e acusa o Benfica de ter partido para este processo com o objetivo de "ataque pessoal" ao agora atleta do Sporting.
"Foi feito por questões clubísticas e com o objetivo de ataque pessoal quando não houve nenhuma má intenção da minha parte na mudança de um clube para o outro. Foi o próprio clube que foi negligente com a minha pessoa. Não sei porque é que deram a volta ao mundo para fazer esta borrada", afirma o atleta português em declarações ao Jornal do Sporting.
Nélson Évora, que trocou o Benfica pelo Sporting em 2016, confessa que não vê com bons olhos a naturalização de Pedro Pichardo, porém admite que "todos têm o direito a mudar de nacionalidade".
Para reforçar a sua posição, o campeão olímpico português no triplo salto em 2008 recorda os obstáculos que teve de ultrapassar para obter a nacionalidade portuguesa, lembrando que chegou a Portugal com seis anos e que só aos 18 a conseguiu: "Cheguei a Portugal com seis anos. O meu pai já tinha pedido o processo de naturalização dele bem antes de eu nascer. Com dez anos foi pedido o meu processo de naturalização e só com 18 anos é que consegui. Foram muitas madrugadas a ir para os registos pedir documentos, traduções. Foi um processo longo..."
O atleta leonino dá ainda exemplos de outros atletas que tiveram dificuldades no processo de naturalização: "O Sporting é conhecido por dar a nacionalidade à Naide Gomes, que quase nasceu em Portugal, e ao Francis Obikwelu, que desertou aqui no Campeonato do Mundo de juniores. Até serem portugueses passaram por um processo, perderam competições". Por isso, Évora assume que está "indignado" com a naturalização do antigo cidadão cubano.
Leia a reportagem sobre Pedro Pablo Pichardo:
- Fugiu de Cuba e agora quer ser o melhor do mundo por Portugal