Rumor da ida para o PSG surgiu no Brasil. Espanha ficou num alvoroço, com a dúvida e o silêncio dos protagonistas. Neymar, indiferente, vai marcando golos de sonho e agora Piqué diz que ele "fica".
Corpo do artigo
Cri, cri, cri, cri...
Entre amigos ou na galhofa, o som dos grilos é associado ao silêncio desconfortável. E a novela de Cristiano Ronaldo? Cri, cri. Já nem é assunto, depois da alegada intenção do jogador deixar Madrid, pelos problemas com o fisco espanhol. Agora é Neymar. O craque brasileiro pode estar de saída dos blaugrana. E vai mesmo? Cri, cri...
Seria a bomba do verão. O rumor começou na imprensa brasileira, com a possibilidade da mudança do avançado para o PSG, por uma verba que ultrapassaria os 200 milhões de euros. Enquanto alguns jornalistas negam, muitos jornais surfam a onda e admitem a possibilidade. Os cronistas, uns desgostosos, outros com os olhos a brilhar, dão mais cambalhotas do que as rotinas de Larissa Latynina. O brasileiro é tido, para muitos, como o sucessor do Olimpo entregue a Messi e Cristiano Ronaldo.
https://www.instagram.com/p/BWypYDjjiJ7/?taken-by=neymarjr
Se por um lado há Daniel Alves (reforço do clube de Paris e grande amigo de Neymar) e a promessa de ser o rei de uma equipa que poderá vencer tudo, piscando assim o olho ao combate à Bola de Ouro, do outro há um balneário com os parceiros de crime Suárez e Messi e um colosso com uma história sem fastio que esperam convencer o génio que veste a camisola 10 da seleção brasileira. Uma frase de Johan Cruijff, o Beethoven do ADN Barça, começa também a surgir nas redes sociais: "Aquele que duvida jogar aqui, já não nos interessa..."
E o atleta não ajuda nem um pouco, parecendo gostar do suspense. E do silêncio (escreveram-se artigos que diziam que o clube exigia uma declaração do jogador na praça pública). Ou então está apenas perplexo com a situação. Basta ver o seu ar na fotografia acima, que ele publicou no Instagram.
889268066449797121
No meio desta lengalenga toda, Neymar, indiferente ao mundo e às conversas sobre o seu fado, marcou dois golos à Juventus, na vitória por 2-1, em jogo de pré-época há poucos dias. Se isto tudo não bastasse para um filme de Hollywood, com emoção, talento, bate-boca, pressões, trica, artigos e crónicas, conversas de café, eis que chega um dos senhores mais respeitados do balneário culé e que espera um dia ser presidente: Gerard Piqué.
O defesa central publicou ontem uma fotografia no Instagram que já fez correr muita tinta. É que Piqué aparece abraçado ao brasileiro, com a mensagem "se queda". Ou seja, Neymar ficará na Catalunha. A imprensa espanhola dá conta de uma insatisfação da entourage de Neymar (neste artigo do As, por exemplo), que não compreende a publicação do catalão. A Marca tem artigos a dizer que Piqué está a exercer como presidente do clube. Outro artigo até lhe chama "Presidente Piquenbauer", numa alusão a Franz Beckenbauer, o kaiser do Bayern Munique e seleção alemã, o primeiro a ser campeão do mundo como jogador e treinador.
https://www.instagram.com/p/BW5zNYmlavf/?taken-by=3gerardpique
E agora, Neymar fica ou vai? Cri, cri. Se seguir viagem para Paris, já se começam a esboçar shortlists para imaginar o seu sucessor: Hazard, Coutinho, Dybala, Dembélé... Ninguém sabe e a novela promete continuar. A boa notícia no meio disto tudo é que Neymar, o Pelé dos tempos modernos do país do samba e de Jorge Amado, continuará a fazer coisas assim, seja em Barcelona ou em Paris:
888893814911488000