Nigéria e Burkina Faso apuraram-se hoje para as meias-finais da Taça das Nações Africanas de futebol de 2013 (CAN2013), eliminando, respetivamente, Costa do Marfim e Togo, nos "quartos" da prova que se disputa na África do Sul.
Corpo do artigo
Os nigerianos bateram a Costa de Marfim por 2-1, enquanto o Burkina Faso venceu o Togo por 1-0, mas já em pleno prolongamento, após o nulo ao fim dos 90 minutos regulamentares.
Uma cabeçada certeira de Jonathan Pitroipa, avançado do Rennes, no último minuto da primeira parte do prolongamento, "selou" a passagem do Burkina Faso às meias-finais, fase em que vai encontrar o Gana, que foi o "carrasco" de Cabo Verde, ao vencer os lusófonos por 2-0.
Na outra partida, muito emotiva e bastante disputada até ao minuto 90, o avançado nigeriano Emmanuel Emenike (Spartak de Moscovo) foi o primeiro a marcar, inaugurando o marcador a dois minutos do intervalo.
Ismael Tioté (Newcastle) empatou para os costa-marfinenses, após assistência de Didier Drogba (Galatasaray), aos cinco minutos do segundo tempo.
Mas, até final, a Nigéria revelou-se sempre mais consistente no futebol praticado, e estabeleceu o resultado final por intermédio de Sunday Mba (78 minutos), o único selecionado que atua no campeonato nacional daquele país.
A Nigéria vai encontrar o Mali no caminho para o acesso à final, na quarta-feira, em Durban, enquanto o Burkina Faso defrontará o Gana, no mesmo dia, em Nelspruit.