Nomeação de Soares Dias para melhor do mundo é sinal de "muita qualidade" dos árbitros portugueses
Líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol realça que os árbitros nacionais continuam a ter presença no futebol europeu e lembra que estes precisam das "melhores condições" para continuar o "excelente trabalho".
Corpo do artigo
O árbitro português Artur Soares Dias está na lista dos 25 nomeados pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) para melhor árbitro do mundo. O juiz portuense de 44 anos é o único luso entre os candidatos, mas o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) destaca a indicação como um atestado de qualidade dos árbitros portugueses.
Em declarações à TSF, Luciano Gonçalves defende que não há razões para duvidar de que os árbitros nacionais "têm qualidade" e aconselha quem tenha dúvidas disso a observar que "continuamos com os nossos árbitros a serem nomeados para todas as jornadas da Liga dos Campeões deste ano - estiveram presentes em todas - e na Europa, são os que mais nomeações têm a nível de seleções".
TSF\audio\2023\12\noticias\10\luciano_goncalves_1_duvidas
Ainda assim, o representante dos árbitros aponta que estes "são como qualquer outro humano e tentam fazer o seu melhor", pelo que mesmo fazendo "grandes arbitragens", precisam de ter "as máximas e as melhores condições para continuarem a fazer um excelente trabalho".
O líder da APAF nota também que esta nomeação de Soares Dias pode ajudar a atrair mais gente para a carreira de árbitro e chega em boa hora, tornando-se numa "grande ajuda à mega campanha que a federação lançou".
A este incentivo junta-se até o de uma outra nomeação, embora noutra modalidade: a de Cristiano Santos, "que também foi nomeado para um prémio como melhor árbitro de futsal do mundo".
TSF\audio\2023\12\noticias\10\luciano_goncalves_2_formacao
"Naturalmente são duas nomeações que nos ajudam, e muito, naquilo que é a imagem que nós pretendemos também passar para os futuros candidatos a árbitros e para se juntarem a nós", reforça.
Os resultados da votação são conhecidos a 1 de janeiro de 2024 e Artur Soares Dias concorre pela distinção de melhor árbitro de futebol do mundo com nomes como Clément Turpin (França), Danny Makkelie (Holanda), Szymon Marciniak (Polónia), Daniele Orsato (Itália), István Kovács (Roménia), Michael Oliver (Inglaterra), Slavko Vincic (Eslovénia), Anthony Taylor (Inglaterra) ou Jesús Gil Manzano (Espanha).
Estão também nomeados François Letexier (França), Carlos del Cerro Grande (Espanha), Daniel Siebert (Alemanha), Felix Zwayer (Alemanha), Wilton Sampaio (Brasil), Jesús Valenzuela (Venezuela), Wilmar Roldán (Colômbia), Esteban Ostojich (Uruguai), Andrés Matonte (Uruguai), Darío Herrera (Argentina), Iván Barton (El Salvador), César Arturo Ramos (México), Walter López (Guatemala), Ibrahim Mutaz (Líbia) e Ma Ning (China).