
José Sena Goulão/Lusa
Um dos jogos mais aguardados do ano está aí: Portugal e Suíça decidem hoje o apuramento direto para o Mundial-2018, com a maior parte dos indicadores disponíveis a favorecerem a equipa portuguesa
Corpo do artigo
Continuamos hoje a antecipar o jogo de todas as decisões - o Portugal-Suíça de logo no estádio da Luz, que vai colocar diretamente uma das equipas na fase final do campeonato do Mundo do próximo ano e enviar a outra para o respetivo play-off de acesso.
Os suíços têm a vantagem de jogar para dois resultados, uma vez que o empate também lhes serve. Mas a verdade é que quase todos os indicadores jogam a favor de Portugal.
TSF\audio\2017\10\noticias\10\numeros10
No Ranking FIFA, a seleção portuguesa é terceira classificada e a Suíça é sétima. Em termos de lugares de destaque em grandes competições, o melhor que os helvéticos conseguiram até hoje foi estarem presentes por três vezes em quartos-de-final de campeonatos do Mundo, enquanto a seleção portuguesa já conquistou um campeonato da Europa, a que junta cinco presenças em pódios de Mundiais e Europeus.
Também a qualidade dos jogadores atualmente ao serviço das duas seleções é muito diferente: Portugal tem um plantel avaliado pelo site transfermarkt em mais de 400 milhões de euros (sendo o sexto mais valioso a nível europeu), bem acima dos 162 milhões do plantel suíço, décimo segundo no referido ranking.
O grupo português é também mais experiente, como fica visível no número médio de internacionalizações (35 do lado de Portugal contra 30 da Suíça).
Igualmente favoráveis à seleção nacional são outros indicadores, como por exemplo a presença de futebolistas na atual fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA: dos 23 convocados portugueses para este jogo, mais de metade (13) estão envolvidos na maior competição de clubes do planeta, enquanto no caso suíço esse número baixa para somente cinco.