Presidente do Benfica esclareceu a conversa com o empresário César Boaventura sobre Rui Vitória. Vieira falou de renovações, da relação com Jesus, de Paulo Gonçalves e Bruno de Carvalho.
Corpo do artigo
O presidente do Benfica nega que tenha tentado transferir o treinador do clube, Rui Vitória, apesar da conversa que manteve com o empresário César Boaventura sobre o assunto e que foi divulgada na segunda-feira na internet.
"Não era a minha intenção vender Rui Vitória. Quando fazemos um contrato com o treinador é para cumprir. E assim será. É estranho uma conversa destas ser revelada", disse numa entrevista à TVI.
O presidente do Benfica reiterou a confiança no técnico dos encarnados. "É o homem certo para o projeto do Benfica."
TSF\audio\2018\10\noticias\30\antonio_botelho_luis_filipe_vieira
Na conversa divulgada na segunda-feira entende-se que o presidente do Benfica e o empresário César Boaventura tentaram que o Everton contratasse Rui Vitória, depois de ter despedido Ronald Koeman. Boaventura falaria depois com o empresário de Rui Vitória, Mohamed Afzal, para perceber as condições de uma eventual transferência.
O empresário revelou esta terça-feira que sabe quem são os responsáveis por detrás da divulgação, acusando pessoas "ligadas ao FC Porto."
Talento "made in Seixal"
Nesta entrevista, a poucos dias de completar 15 anos na liderança do Benfica, Luis Filipe Vieira referiu que todo o trabalho do clube assenta na Academia do Seixal. "O Benfica prepara-se para dominar o futebol português na próxima década", assegurando ainda que vários jogadores vão renovar com o clube da Luz, como é o caso de João Félix. "Vai renovar amanhã com uma cláusula elevada."
O presidente encarnado defendeu que para o clube ter sucesso na Europa "é preciso reter talentos", justificando a renovação de vários jogadores como Gedson e Ruben Dias.
Jorge Jesus e o futuro
Questionado sobre a possibilidade do regresso de Jorge Jesus à Luz, Vieira não descartou esse cenário. "Não adivinho o futuro. Sou amigo e tenho uma boa relação com ele", garantindo que "nunca estiveram verdadeiramente zangados".
Sobre a derrota encarnada, no Jamor frente ao Belenenses, Vieira lamentou os lenços brancos e o abandono dos adeptos. "Fiquei traumatizado", disse.
"Serei de novo candidato" às eleições
O presidente do Benfica assumiu que vai candidatar-se a um novo mandato para liderar o clube da Luz. "Se estou convencido e pelo trabalho que desenvolvi, a maioria vai votar em mim. Quero continuar mais quatro e, se calhar, até mais tempo", admitiu.
O processo E-Toupeira: "Não se pode misturar Paulo Gonçalves com o Benfica"
O presidente abordou o processo E-Toupeira e falou sobre o antigo assessor jurídico, Paulo Gonçalves. "É da minha confiança e somos amigos. Ele não queria continuar na SAD, quis sair para se dedicar à sua defesa", afirmou o líder encarnado, acrescentando que o Benfica perdeu um grande profissional e garantiu que se demite imediatamente se houver casos de corrupção. "Vou provar a minha inocência em tribunal."
Os e-mails divulgados na internet e pelo diretor de comunicação do FC Porto, no Porto Canal, não preocupam Vieira. "Não estão lá ofertas de dinheiro e a prostitutas", sublinhou.
Vieira referiu que os responsáveis pela divulgação de informação confidencial, provocaram grandes prejuízos ao Benfica e aos seus funcionários. O presidente encarnado exigiu que a justiça não deve apenas investigar o clube da Luz. "Há uma determinada zona do país que parece uma determinada justiça", acusou.
"Luisão disse-me que queria pendurar as chuteiras"
Luís Filipe Vieira recordou ainda o antigo capitão do Benfica, Luisão, que terminou a carreira em setembro, já depois da época começar. "É o meu companheiro de viagem, o único que conhece a desgraça que havia e a fartura que agora existe", destacando a influência que o brasileiro tem na equipa.
A renovação de Jonas
O presidente das águias admite que o avançado brasileiro Jonas esteve com um pé fora da Luz. "Numa primeira fase, pensou seriamente sair do Benfica", disse Luís Filipe Vieira revelando que foi o próprio jogador a tomar a decisão de renovar o contrato e ficar no plantel encarnado. "É o jogador mais caro".
O Sporting de Bruno de Carvalho
Questionado sobre o facto de ter admitido numa assembleia-geral a contratação de jogadores do Sporting, durante o verão quente em Alvalade, Vieira foi conclusivo. "Se Bruno de Carvalho continuasse no Sporting como presidente, éramos capazes de cometer uma ou duas loucuras", acusando o ex-presidente leonino de estar mais interessado no Benfica do que no próprio clube.
O convite de Inglaterra
Nesta longa entrevista, o presidente encarnado revelou ainda que o Benfica recebeu um convite para gerir um clube inglês, não revelando o nome do emblema. Luís Filipe Vieira realçou o trabalho que tem sido desenvolvido na Luz. "Pode surgir uma bomba em termos de parecerias", vincou.