Medvedev marcou na própria baliza aos 36 minutos. Veja o golo.
Corpo do artigo
No primeiro jogo do ano, a seleção nacional iniciou a sua caminhada até ao Mundial 2022 com uma deslocação a Turim, imposta pela pandemia de Covid-19. No primeiro jogo da qualificação europeia, Portugal recebia o Azerbaijão com várias novidades na equipa.
Com a ausência de Raphael Guerreiro, Fernando Santos arriscou e deu a titularidade ao jovem prodígio do Sporting. Nuno Mendes irá alinhar pelo lado esquerdo da defesa portuguesa.
Sem a presença na convocatória de William Carvalho e com Danilo na bancada, o selecionador nacional chamou Rúben Neves para a posição mais recuada no meio campo.
Logo nos minutos iniciais, Portugal instalou-se no meio campo adversário e foi à procura do primeiro golo do jogo. A equipa do Azerbaijão limitava-se a defender o volume ofensivo da formação portuguesa, com as linhas recuadas e muito juntas.
A seleção nacional estava com dificuldade, por isso, para conseguir encontrar espaços no jogo anterior, explorando assim as linhas. Os laterais João Cancelo e Nuno Mendes estavam muito participativos no ataque nacional.
Após várias tentativas, Portugal conseguiu desbloquear o marcador, num golo que surgiu através de uma infelicidade da equipa adversária.
Num lance aparentemente controlado, o guardião do Azerbaijão, Mehemmedeliyev, sacudiu a bola para frente. A bola tabelou em Medvedev e só parou no fundo das redes azeris. O autogolo abriu o marcador, colocando Portugal em vantagem no encontro.
1374820177704067080
Para a segunda parte, João Moutinho ficou no balneário, tendo sido substituído por Bruno Fernandes. Apesar da vantagem no marcador, a seleção nacional estava com muitas dificuldades perante a congénere azeri. A equipa das quinas mostrava-se desinspirada na construção no último terço.
Aos 70 minutos, a seleção azeri estava mais solta em campo e chegou-se com perigo à baliza de Anthony Lopes que, até então tinha sido, um mero espetador.
Portugal tentou contrariar a organização defensiva, mas não conseguiu encontrar o caminho do golo até aos 90 minutos. Nos descontos, João Félix teve nos pés o 2-0, mas o remate foi sacudido pelo guardião azeri.
Onze de Portugal: Anthony Lopes; João Cancelo, Rúben Dias, Domingos Duarte, Nuno Mendes; Rúben Neves, João Moutinho, Bernardo Silva, Pedro Neto; Cristiano Ronaldo, André Silva.
Onze do Azerbaijão: Mehemmedeliyev; B. Hüseynov, Bədəlov, Krivotsyuk; Medvedev, Mahmudov, Mustafayev, A. Hüseynov; Emreli, Salahlı, Qurbani.