O "assado", o "sexappeal" de CR7 e um país parado. Como o Uruguai vai ver o jogo
Carne, bebida, amigos e muita festa. É assim que se vê um jogo no país do adversário de Portugal nos oitavos de final do Mundial. Os uruguaios estão tão otimistas que já só falam no "tri".
Corpo do artigo
Na distribuição das nacionalidades o jogo está perdido. Mas também há que ter em conta o fator casa. Fernando Gonçalves vai ver o jogo deste sábado com um amigo português e cinco uruguaios... em Montevideu. A capital do Uruguai vai parar, à semelhança do que aconteceu nos outros três jogos deste Mundial da Rússia, conta o emigrante português que vive lá, em Montevideu, há mais de cinco anos.
"Isto aqui é único. Até nas escolas, à hora do jogo, não há aulas mas sim televisões. No último jogo do Uruguai não havia uma alma na rua", diz Fernando Gonçalves.
Os uruguaios estão entusiasmados com a boa prestação da equipa na Rússia. A seleção orientada por Óscar Tabarez fez o pleno na fase de grupos: três jogos, três vitórias. É por isso que em Montevideu reina o otimismo e até já se fala na conquista do tricampeonato.
"Os uruguaios já falam no tri, realmente estão muito entusiasmados, com o facto de passar a fase de grupos com muita facilidade. E depois muito contentes com os problemas da Argentina e no Brasil", explica o taxista que vive há cinco anos na capital uruguaia. O português revela que, a forma como os uruguaios assistem aos jogos, é idêntica à dos portugueses.
"Há o famoso assado uruguaio e o espeto em dia de jogo", afirma o emigrante, que antes de chegar ao Uruguai viveu 30 anos no Canadá.
TSF\audio\2018\06\noticias\29\29_junho_2018_mundial_visto_de_fora_fernando_goncalves_editado
"Aqui, emigrantes ou portugueses de primeira geração há muito poucos. É gente que veio para aqui durante a Segunda Guerra Mundial, portanto são quase todos de segunda e terceira geração", afirma Fernando Gonçalves.
O português disse ainda que "as mulheres têm muita mais simpatia por Portugal e pela seleção portuguesa do que os homens, por causa do "sexappeal" do Ronaldo."
Portugal e Uruguai defrontam-se nos oitavos de final do Mundial no próximo sábado (19h), em Sochi.