"Biscottone", a palavra italiana roubada ao futebol que denuncia um empate combinado que favorece ambas as equipas, é o principal tema desportivo desta segunda-feira em Itália, para denunciar o "complot espanhol" contra "Il Dottore" no MotoGP.
Corpo do artigo
A imprensa desportiva italiana utilizou a capa dos seus principais jornais para dar conta daquilo que afirma ter sido um "complot espanhol" entre Jorge Lorenzo e Marc Márquez, que impediu Valentino Rossi de chegar ao 10º título da carreira.
No passado domingo, em Valência, Rossi tinha a difícil tarefa de defender os sete pontos de avanço no Mundial de MotoGP para Jorge Lorenzo, partindo do último lugar na derradeira corrida da temporada. O espanhol, segundo classificado no Mundial, arrancou na frente. Rossi ainda chegou ao quarto lugar, onde terminaria a corrida, mas com Lorenzo sempre na frente da prova, "Il Dottore" precisaria de ter terminado na segunda posição.
"Biscottone" foi o termo utilizado pelo Corriere dello Sport e Gazzetta dello Sport, naquilo que é entendido como uma farsa levada a cabo por Lorenzo e Márquez. Os italianos queixam-se que Marc Márquez, sem hipóteses de se sagrar campeão, atuou como guarda-costas de Jorge Lorenzo, que conquistou o seu terceiro título de MotoGP este domingo. Já Márquez terminou a prova na segunda posição, dando a ideia que nunca tentou vencê-la, mesmo parecendo por vezes evidente que seria capaz de ultrapassar Lorenzo.
Em algumas edições digitais da imprensa italiana, surgiu também um vídeo com uma conversa entre Rossi e Carmelo Ezpeleta, máximo representante da Dorna, a organizadora do MotoGP, em que "Il Dottore" dá a entender que já tinha alertado para esta situação.
Valentino Rossi teve ainda direito a uma palavra de apoio por parte do primeiro-ministro italiano, Mateo Renzi, o que justifica a importância do piloto no panorama desportivo do país.