Cosme Damião, um dos fundadores do SL Benfica, também chegou a jogar com a camisola do Sporting. O capitão das águias reforçou o plantel leonino para enfrentar o Recreativo de Huelva.
Corpo do artigo
Continua a contagem decrescente para o dérbi de Lisboa, entre Benfica e Sporting, que se joga este sábado, a partir das 19h00, no Estádio da Luz, a contar para a terceira jornada da Primeira Liga.
A TSF desafiou o historiador de futebol, Francisco Pinheiro, a revelar cinco histórias que contribuíram para o crescimento da rivalidade entre águias e leões. Esta terça-feira, destacamos o dia em que Cosme Damião jogou de leão ao peito. É uma prova de que nem só de rivalidades se fez a história da relação entre Benfica e Sporting.
TSF\audio\2018\08\noticias\21\21_agosto_historias_do_derbi_historia_2_o_dia_em_que_cosme_damiao_foi_do_sporting_
Há mais de 100 anos aconteceu o que seria impensável nos dias de hoje: o capitão do Benfica, Cosme Damião, e mais três colegas de equipa, reforçaram o Sporting Clube de Portugal durante uma digressão a Espanha, a 27 de agosto de 1910, para enfrentar o Recreativo de Huelva.
Perante mais de 8 mil espetadores, o Sporting entrou em campo com quatro jogadores do Benfica, apresentando um onze fortíssimo, que acabaria por golear por 4 a 0 os adversários espanhóis.
Tudo em nome do prestígio do futebol português, com a revista «Tiro e Sport» a imortalizar essa equipa com uma fotografia publicada a 30 de setembro de 1910, em que se vê Cosme Damião de calção branco, camisola verde e branca, e cachecol do Sporting ao pescoço.