FC Porto quase campeão e rivais a pensarem na Champions. As contas da ronda decisiva
Com o Sporting de Braga à espreita, o dérbi do próximo sábado em Alvalade pode valer o acesso aos milhões da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O campeonato está a chegar ao fim, mas nesta penúltima jornada há muitas decisões em jogo. O dérbi do próximo sábado é um desses exemplos. Com o título praticamente entregue ao FC Porto, o Sporting e o Benfica lutam pelo segundo lugar, que dá acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Nesta altura, os rivais de Lisboa estão empatados com os mesmos pontos (77). Em caso de empate, os 'dragões' festejam o seu 28.º título de campeão nacional no sofá.
No caso de uma vitória encarnada no dérbi, o Benfica garante o segundo lugar. Mesmo que seja derrotado na última jornada frente ao Moreirense na Luz, a equipa comandada por Rui Vitória teria sempre vantagem sobre os 'leões' e sobre o Sporting de Braga, pelo confronto direto.
Já em caso de vitória do Sporting sobre as 'águias' no dérbi de Lisboa, o cenário muda. Os 'leões' conseguem a vantagem no confronto direto sobre o Benfica.
No entanto, são obrigados a pontuar na última jornada frente ao Marítimo, no Funchal, para evitar a ultrapassagem pelo Sporting de Braga, caso os minhotos vençam o Boavista nesta sexta-feira. A equipa de Abel Ferreira tem vantagem no confronto direto frente ao Sporting, uma vez que derrotou os 'leões' em casa na 28ª jornada.