O "Foguete da Rebordosa": "Fiquei com marcas no corpo para toda a vida"
Cândido Barbosa venceu 25 etapas, mais do que Joaquim Agostinho, mas nunca venceu uma Volta a Portugal
Corpo do artigo
Cândido Barbosa venceu 25 etapas da Volta a Portugal, mais do que Joaquim Agostinho. Hoje é presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, mas, para a maioria das pessoas, é ainda o "Foguete da Rebordosa".
“É verdade que o 'Foguete da Rebordosa', de vez em quando, aparece aí e é com orgulho que aceito essa alcunha", diz, em declarações à TSF. A alcunha foi dada pelos colegas, quando estava na equipa Maia-CIN.
À TSF, Cândido Barbosa explica o porquê: "O foguete arranca forte, porque o foguete tem gás, e, depois, começou a passar pelo pelotão e, entretanto, facilmente chegou ao público em geral e hoje ainda aceito e irei aceitar sempre que quiserem dispor da mesma."
Terminou a carreira de ciclista há 15 anos, mas Cândido costuma dizer que foi "há 15 quilos": "Nota-se na parte física", brinca. Venceu 25 etapas, mais do que Joaquim Agostinho, mas nunca venceu uma Volta a Portugal.
“Seria, para mim, importante ter ganho uma ou duas Voltas a Portugal, até porque eu estive muito próximo de o conseguir. A parte que podia ter deixado ficar algo de amargo é duas ou três quedas em que nos magoamos e deixamos ficar marcas no corpo para toda a vida”, lamenta.
Cândido nunca deixou de estar ligado ao ciclismo, foi autarca em Paredes, de onde é natural. Sempre ligado ao desporto, até construiu uma empresa de logística. Até ao ano passado, era essa empresa que colocava as barreiras de segurança nas chegadas das etapas.
“Eu fui visto algumas vezes a conduzir o empilhador e era estranho para o público que me via em cima do empilhador associar-me ao Cândido e, depois, quando me reconheciam, queriam fotografias comigo e foi uma experiência muito gira. Orgulho-me de passar por lá, porque ainda me trouxe mais à vontade para hoje desempenhar as funções que desempenho", acrescenta.
Cândido Barbosa é hoje presidente da Federação de Ciclismo e sente-se reconhecido por 25 anos de carreira. Começou aos 11 anos, terminou com 36. No currículo, guarda 123 vitórias como profissional.