"O Messi do Maxaquene" que tem brilhado em Alvalade: Geny é a "coqueluche" para CAN
O ala do Sporting é visto pelo selecionador de Moçambique como a grande referência da seleção. Em entrevista à TSF, Chiquinho Conde elogia o desenvolvimento do jogador e revela os conselhos que lhe dá.
Corpo do artigo
Geny Catamo vai brilhando em Alvalade e quem vai sorrindo com isso é o selecionador moçambicano. Em entrevista à TSF, Chiquinho Conde mostra-se satisfeito com o crescimento do jogador, não só porque o acompanha desde pequeno, mas também porque vê como a principal figura da seleção na Taça das Nações Africanas (CAN).
"Cria-nos uma expetativa, um alento e uma satisfação enorme", é assim que Chiquinho Conde começa por avaliar as exibições de Geny Catamo.
O selecionador nacional de Moçambique conhece Geny Catamo desde "tenra idade" e lembra que ele, na altura, ainda muito jovem, já era "fantástico e diferenciado dos outros". Por toda a magia que espalhava em campo, "era conhecido pelo Messi do Maxaquene".
TSF\audio\2023\11\noticias\03\chiquinho_conde_messi_do_maxaquene
O selecionador nacional de Moçambique admite que fala frequentemente com o ala do Sporting e pede-lhe que "não tenha medo de errar e que não seja mais um elemento do Sporting a fazer as coisas perfeitamente e a estar formatado." Chiquinho Conde quer que Geny não perca "o seu ADN, o de ser um jogador de rua".
"Para criar um impacto positivo", é preciso que o jogador traga "espetacularidade ao próprio jogo", defende o treinador.
Em relação à Taça das Nações Africanas, Chiquinho Conde não tem dúvidas: "o Geny é a nossa coqueluche." O selecionador vai convocar o jogador, até porque "é aquele que tem maior impacto, quer na sociedade quer no grupo de trabalho".
TSF\audio\2023\11\noticias\03\chiquinho_conde_estrela_para_o_can
O treinador dos "mambas" está satisfeito com o tempo de jogo do ala leonino, considerando que "Rúben Amorim tem gerido bem o tempo de jogo dele". Assim, Chiquinho Conde espera "que ele esteja a evoluir para um bom nível e se, eventualmente, não tiver lesões até lá (CAN), eu agradeço porque, de facto, vamos estar todos mais esperançados para obter resultados."
Geny Catamo, de 22 anos, já realizou treze jogos esta temporada pelo Sporting e fez dois golos e duas assistências.