A piscina de salto para a água passou misteriosamente de azul a verde na terça-feira e o mundo ficou doido por saber o motivo. Afinal, a culpa foi das algas e agora estão na piscina de polo aquático.
Corpo do artigo
Acabou-se a especulação, o mistério está resolvido. A piscina olímpica de salto para água ficou verde da noite para o dia, esta terça-feira, e ninguém sabia porquê. Os atletas ficaram incrédulos, o público cheio de curiosidade e a internet não perdeu a oportunidade de brincar com a situação. Agora a explicação finalmente chegou pela voz do Comité Organizador do Rio 2016: algas.
Mário Andrada, porta-voz do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos, diz que a causa da mudança de cor da água foi uma "proliferação inesperada de algas na piscina".
Segundo a organização, o problema ter-se-á agravado tão repentinamente por causa dos ventos fortes na região onde fica o Centro Aquático Maria Lenk - que recebe as provas de salto para água, polo aquático e natação sincronizada.
A polémica disparou no momento da final feminina de salto para água, quando as atletas mergulharam para uma piscina com água turva e de cor verde (quando no dia anterior, na final da prova masculina a água estava totalmente normal, com uma tonalidade azul clara) e o contraste com a piscina de polo aquático, mesmo ao lado, era evidente.
A ironia do destino cumpriu-se e esta tarde foi a vez da límpida piscina de polo aquático ficar esverdeada também.
763411374139707392
Embora as atletas de salto digam que o estado da água não afetou a prova, que foi ganha pelas chinesas Ruolin Chen e Huixia Liu, comentaram que nunca tinham visto nada assim.
Na altura, especulou-se que a mudança de cor estaria associada a uma dosagem errada de cloro na piscina, mas a hipótese já foi negada. A organização dos Jogos Olímpicos fez testes ao PH da piscina e diz que a saúde dos atletas não está em risco.
Pela internet dispararam imagens a brincar com a situação.
763102349233688576
763100488250298368
763126815288332288