Esta lengalenga começou em Felgueiras, quando Jorge Jesus era o seu treinador. O desfecho não foi famoso, mas tudo mudou com a chegada às Antas. Conceição nunca marcou ao Benfica.
Corpo do artigo
É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba não
A vida de Sérgio Conceição poderia estar muito bem pintada no verbo que saía da caneta de Vinicius de Moraes. O extremo e por vezes lateral à Porto, que jogava com a faca entre os dentes, acabou mais vezes feliz do que triste contra o eterno rival de vermelho, embora tenha sido ela por ela, um fado que começou a encantar com a troca de morada para o Estádio das Antas.
Tudo começou no Felgueiras, com Jorge Jesus como treinador. Em dezembro de 95, o Benfica de Mário Wilson visitou o campo do Felgueiras e venceu, com golos de Edgar e Ricardo Gomes -- Lewis marcou para os da casa. "Sérgio Conceição e Lewis foram sempre as grandes dores de cabeça para a equipa encarnada", ouve-se no resumo abaixo. Na segunda volta, na visita ao velhinho Estádio da Luz, Paulão marcou o único golo da partida, deixando as gentes da capital de sorriso rasgado.
zqEKLOzEes4
Essa tristeza, quase prometida e anunciada pela diferença entre clubes, seria diluída noutro estilo de ser, grande e poderoso, com azul e branco ambicioso. Com a camisola do FC Porto, tudo começou na Supertaça Cândido de Oliveira: 1-0 e 5-0 ao Benfica. Não molhou a sopa aí e nunca molharia. Em 96/97 o FCP voltou a vencer na Luz (2-1) e nas Antas (3-1), mas perdeu em Lisboa na meia-final da Taça de Portugal: 0-2. Marcaram Valdir e o seu bigode catita, mais outro de Edgar, um jovem que passaria pelo Real Madrid B e Málaga.
Finalmente, em 97/98, Sérgio Conceição e companhia venceram nas Antas, com bis de Artur, num jogo em que -- surprise surprise -- Paulinho Santos e João Vieira Pinto acabaram na rua. Para os mais jovens, ignorantes no que toca a este debate intenso entre dois atletas, toca a meter as caneleiras para perguntar aos mais velhos sobre esta cantiga. Na última vez que defrontou os encarnados, jogando em Portugal, Conceição viu Brian Deane, Poborsky e Tahar assinarem uma das grandes vitórias do Benfica moderno na Luz contra a grande potência nacional da década de 90.
Todos os jogos de Sérgio Conceição vs. Benfica:
Felgueiras-Benfica: 1-2 ( Lewis; Edgar, Ricardo Gomes)
Benfica-Felgueiras: 1-0 (Paulão)
FCP-SLB: 1-0 (Domingos)
SLB-FCP: 0-5 (Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl, Drulovic)
SLB-FCP: 1-2 (João Vieira Pinto; Jardel, Jorge Costa)
SLB-FCP: 2-0 (Valdir, Edgar)
FCP-SLB: 3-1 (Jardel, Jardel, Jorge Costa; Valdo)
FCP-SLB: 2-0 (Artur, Artur)
SLB-FCP: 3-0 (Brian Deane, Poborsky, Tahar)