Quem o diz é o treinador do Oleiros, com quem o Sporting jogará a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Natan Costa apela aos jogadores do Sporting para se lembrarem das suas origens.
Corpo do artigo
Não é em Hà Giang, também não fica localizado em Hanoi, ou Danang, muito menos em Ho Chi Minh, a antiga Saigão. Oleiros fica mesmo em Castelo Branco, no centro de Portugal. Depois da insatisfação dos responsáveis do Sporting, que ponderam jogar com os juniores no jogo da Taça de Portugal por causa do sintético, o treinador do Oleiros apela ao bom senso e pede um dia especial para as pessoas da terra. Quanto ao sintético, garante que não é um "campo minado do Vietname".
"Acredito que isso não vá acontecer, acredito que o Sporting demonstre a elevação necessária para perceber que isto é um dia muito importante para a zona do interior, para o concelho de Oleiros", começa por dizer à TSF Natan Costa. "Quero relembrar que Jorge Jesus, enquanto jogador, jogou no Benfica de Castelo Branco, no Juventude de Évora, no interior do país. E conhece as pessoas do interior."
Natan Costa diz que é necessária "sensibilidade" para compreender o que significa um jogo destes na região. "Representa muita coisa para as pessoas desta zona, que sofrem muito com a questão dos incêndios, mas também com o êxodo das pessoas. Cada vez há menos gente cá, há menos investimento no interior, menos oportunidades. Isto seria um dia muito especial para as pessoas daqui."
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_natan_vietnam_
Quanto ao risco à integridade física dos jogadores identificado pelos responsáveis do Sporting, Costa apela ao bom senso. "Eu entendo que não seja a mesma coisa que jogar no relvado de Alvalade, mas também não podemos exagerar. O Sporting não vai jogar num campo minado do Vietname. Vai jogar num piso sintético aprovado pela Federação Portuguesa de Futebol recentemente. E é um piso onde muitos dos jogadores que atualmente compõe o plantel principal do Sporting já experimentaram. Estamos a falar de jogadores que vieram da Argentina, Uruguai, Europa do Leste; o Rui Patrício, que veio de Marrazse, de certeza que não começou num relvado de topo. Faço também um apelo aos jogadores, não sei se vão ter alguma capacidade de decisão ou não, mas que falam um exercício imaginário do que seria ir um grande à cidade ou terra onde eles começaram a jogar e o que representaria para as pessoas dessa terra.
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_natan_pede_compreensao_
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_natan_jogadores_scp_ja_passaram_por_isto_
E remata: "Desejo que o futebol aproveite esta oportunidade para sair a ganhar, a nível social. A TSF confirmou esta manhã que o Sporting pondera utilizar juniores contra o Oleiros na Taça de Portugal, uma notícia avançada pelo Record, por considerar que o campo não tem condições.