"O Toni chegou à minha beira e disse: 'Passaste ao lado de uma grande carreira'"
Fernando Aguiar viaja até à infância, ao hóquei no gelo, à adaptação a Portugal e à tal conversa com Toni depois de um Beira-Mar-Benfica. O "Entrelinhas" regressa esta 4ª feira na antena da TSF (20h).
Corpo do artigo
Aos dois anos foi viver com os pais para o Canadá e por lá ficou até aos 21. Começou no hóquei no gelo, mas foi o futebol que levou a sério. Fernando Aguiar, de 45 anos, passou por vários clubes portugueses, como Benfica, Marítimo, Nacional, Beira-Mar, Penafiel, Maia, União Leiria, Gondomar e fechou a loja no Pedrouços, nos distritais.
No regresso do "Entrelinhas" (com novo horário e novo dia), o programa da TSF da autoria de João Ricardo Pateiro, Fernando Aguiar é o protagonista. O ex-médio lembra o hóquei que jogou nas ruas do Canadá, a adaptação a Portugal (difícil, era apreciador de fast food), a transferência para a Luz e o estado atual do clube. Ver aqui a lista dos programas e protagonistas do "Entrelinhas".
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_fernando_aguiar_1_hoquei_no_gelo
"Eu jogava hóquei na rua, com os meus amigos, entretanto fui convidado para jogar numa equipa, numa liga, nada profissional", conta o ex-futebolista à TSF. "Foram duas temporadas a jogar. Como muita gente sabe, gosto de praticar e ver hóquei no gelo. Foi uma coisa fantástica. Se pudesse, praticava aqui. Se calhar, trocava a carreira para hóquei no gelo. É um desporto duro e os jogadores também são duros. Há quem diga que devia ter jogado hóquei no gelo e não futebol..."
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_fernando_aguiar_2_inadaptacao_a_portugal
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_fernando_aguiar_3_ida_para_o_benfica
O poderoso médio, que juntava os 185 centímetros a cerca de 90 quilos, chegou a Portugal em 1994/95 para jogar no Marítimo, clube que representou sete vezes nessa época de estreia. Depois seguiram-se Nacional da Madeira, Maia, Beira-Mar e... Benfica. Um dos grandes do nosso futebol piscou o olho a Fernando Aguiar, numa altura em que ele acreditava que já não daria o salto.
"Quando jogámos com o Benfica, no dia 9 de setembro de 2001, tinha nascido a minha primeira filha. Tenho três meninas. Era um Beira-Mar-Benfica, empatámos 3-3. No final do jogo, o Toni chegou à minha beira e disse: 'Fernando, passaste ao lado de uma grande carreira'. E eu disse: 'pronto, já fui, já não vou a lado nenhum'. Quando soube do interesse do Benfica, em janeiro, fiquei feliz. Pensava que ia ficar por aí... Fui logo titular, no primeiro jogo no Bessa e fiz 13 jogos", recorda. O homem que nasceu em Chaves já não apanhou Toni, mas sim Jesualdo Ferreira, e fez exatamente 818 minutos pelos encarnados (10 vezes titular, três suplente).
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_fernando_aguiar_4_nao_ha_alternativa_a_fejsa
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_fernando_aguiar_5_problemas_no_benfica
E que tal diagnosticar os problemas do Benfica, clube que representou dois anos (2003/04: 1421 minutos)? "Não reforçaram a parte defensiva. Não há alternativa a Fejsa quando está lesionado. Bruno Varela não é o Ederson. O Ederson deixou uma herança enorme. Não é fácil preencher aquele lugar. Se calhar em janeiro vamos ter novidades..." Aguiar admite a Pateiro que se revê em Fejsa. Quanto aos rivais, entre Danilo e William, prefere o leão.
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_fernando_aguiar_6_sera_dificil_chegar_ao_penta
Quanto a penta, Aguiar não augura nada de bom. "Qualquer treinador de uma equipa que não passa uma boa fase tem culpa. Têm todos culpa, jogadores, equipa técnica, direção, presidente. Eu acho que Rui Vitória deve ficar. O Benfica vai há quatro épocas a ganhar, mas era uma fase boa para tentar o penta. Eu gostava que sim [que fossem a tempo], mas acho que a jogar assim não vai ser fácil. O Porto está numa fase muito boa, o Sporting também. Vai ser complicado."
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_fernando_aguiar_7_nao_tem_cartilagem_no_joelho
Fernando Aguiar diz que ficou sem cartilagem no joelho direito, e solta uma gargalhada quando lhe perguntam se sofre do mesmo que Pedro Mantorras: "Sim, mas não manco, eh, eh. Para já". O ex-médio conta que foi operado ao menisco em 2004/05 e que quatro anos depois estava sem cartilagem. No ginásio, só elíptica. "Não me dói nada", garante.
TSF\audio\2017\10\noticias\04\04_out_fernando_aguiar_8_selecao
Quanto à seleção, que tem agora uma jornada dupla (Andorra e Suíça) para fechar as contas da ida ao Mundial 2018, Fernando Aguiar espera uma tarefa muito complicada contra os helvéticos. "Portugal sempre teve dificuldades com Suíça e Dinamarca. Acho que Portugal tem qualidade suficiente para ultrapassar [este desafio], mas vai ser complicadíssimo."
O "Entrelinhas" vai para o ar na antena da TSF esta quarta-feira às 20h.