Quem o diz é Jorge Sequeira, que nota que os treinadores preferem responsabilizar os aspetos mentais em detrimento dos físicos. Sequeira, admirador de Abel Ferreira, foi professor de Mourinho num curso da UEFA.
Corpo do artigo
O professor Jorge Sequeira, doutorado em Treino Mental do Alto Rendimento e psicólogo do Sp. Braga, é o novo convidado do Entrelinhas, um programa conduzido por João Ricardo Pateiro, que vai para o ar às quartas-feiras, depois das 20 horas. Veja aqui a lista completa de episódios.
Sequeira foi professor de José Mourinho e, se soubesse em quem este se transformaria, optaria antes por ser aluno. O professor, que perdeu a corrida à presidência da república, está completamente rendido ao treinador do Sp. Braga, Abel Ferreira. A conversa começou com o peso que os treinadores dão ao mental, uma área que domina.
TSF\audio\2018\03\noticias\14\14_mar_jorge_sequeira_1_questoes_mentais
TSF\audio\2018\03\noticias\14\14_mar_jorge_sequeira_2_abel_ferreira
"Os treinadores atribuem aos aspetos mentais a causa da derrota ou das vitórias", começa a explicar o convidado do Entrelinhas. "Um treinador nunca disse 'porque o meu jogador é baixinho, não temos pernas, porque o da frente é zarolho ou o guarda-redes é maneta; não estivemos com confiança, estávamos ansiosos, houve ali um momento fatídico em que nos desconcentrámos'". Ou seja, não se atribui o peso das derrotas e vitórias aos aspetos físicos, mas antes aos mentais.
A conversa prosseguiu para Abel Ferreira, o treinador do Sp. Braga. "Acho que estamos na presença de um dos maiores treinadores do futebol português do futuro", afiança. "Ele é novo, tem 39 anos, tem uma grande vida pela frente. Com 39 anos esta é a sua primeira época, ninguém fala nisso, esquecem-se, está em quarto lugar e sempre a arranhar as canelas dos terceiros lugares. O Abel é um homem que dá importância à sua equipa técnica, não é ditador."
TSF\audio\2018\03\noticias\14\14_mar_jorge_sequeira_3_professor_de_mourinho_e_carvalhal
TSF\audio\2018\03\noticias\14\14_mar_jorge_sequeira_4_braga_quer_3o_lugar
Quanto a José Mourinho, que lecionou num curso de nível IV da UEFA, desfaz-se em elogios e preferia inverter a lógica: "Costumo dizer que foi o pior erro da minha vida. Aquilo que o homem sabe, em vez de ter sido professor dele, se eu soubesse no que ia dar, deveria ter sido era aluno dele, para ele me passar as grandes mensagens, ensinamentos e conhecimento. Assim, nesta hora estávamos a fazer esta entrevista em Nova Iorque (risos). Foi num curso de nível 4 da UEFA, o curso de maior grau e prestigio. Tive treinadores excecionais, só o professor é que não valia um chouriço a comparar com os alunos absolutamente incríveis como o Carlos Carvalhal, meu amigo, que está a fazer uma carreira incrível em Inglaterra..."
Jorge Sequeira tem a convicção de que o Sp. Braga pode chegar ao terceiro lugar, desvalorizando a campanha europeia do clube de Alvalade. "Vai ser uma finalzita, estamos convictos disso. O Sporting tem uma equipa fortíssima. Pelo nível exibicional [não se nota a diferença de orçamentos], mesmo na Liga Europa, o Sporting apanhou equipas como esta coisa da Plzen, parece uma cerveja. Apanhou o Astana, que parece um nome de medicamento. Ou seja, não apanhou ninguém de jeito e pensam que estão a fazer grande coisa."