Apesar de ter sido segundo nos 100 metros dos nacionais, Obikwelu estará na estafeta portuguesa dos europeus, ficando assim com o mesmo número de presenças em campeonatos da Europa que João Vieira e menos uma que Fernanda Ribeiro.
Corpo do artigo
Francis Obikwelu assegurou, este sábado, a sua quinta presença em Europeus de Atletismo ao ser segundo nos 100 metros dos campeonatos de Portugal, o que lhe dá entrada na estafeta.
No Estádio Universitário, o campeão europeu dos 100 metros de 2002 e 2006 foi superado por Yazaldes Nascimento, que terminou a prova com 10,39 segundos, com vento de -2,1 m/s.
Aos 36 anos, Obikwelu igualou assim o marchador João Vieira (ainda em atividade) com cinco europeus e ficou apenas atrás de Fernanda Ribeiro, que esteve presente em seis campeonatos da Europa.
Por seu lado, Marco Fortes também conseguiu o apuramento para os europeus de Zurique ao lançar o peso a 20,62 metros, isto depois de não ter conseguido nenhum lançamento acima dos 19,20 metros nas últimas duas semanas.
Já Marcos Chuva conseguiu apenas 7,66 metros no comprimento, com vento favorável de 2,5 m/s, e não conseguiu ainda os mínimos de 7,80 para estar presente em Zurique.