Francis Obikwelu foi sexto na segunda meia-final dos 100 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim, não avançando para a final da distância, em que se apresentava em Pequim2008 como medalhado de prata de Atenas2004.
Corpo do artigo
Depois de boas indicações na primeira ronda e nos quartos-de-final, nas meias o velocista português nascido na Nigéria não conseguiu melhor que 10,10 segundos, a sete centésimos do quarto lugar do norte-americano Darvis Patton, o último dos apurados para a final.
No total das duas meias-finais, ficou-se pelo 11º lugar, cotando-se ainda assim como o melhor atletas de países europeus, à frente do britânico Tyrone Edgar e do francês Martial Mbandjock, que partilham o 14º lugar, com 10,18 segundos.
Na meia-final em que correu Obikwelu registou-se a surpreendente eliminação do norte-americano Tyson Gay, campeão do Mundo, que foi quinto posicionado, com 10,05.
Eliminado Gay, os grandes favoritos para a final são os jamaicanos vencedores das meias-finais: Asafa Powell, que ganhou a segunda, em 9,91, e sobretudo Usain Bolt, o recordista mundial, que ganhou a primeira, em 9,85 e a desacelerar.
Na primeira meia-final seguem em frente com Bolt Walter Dix, dos EUA, Marc Burns, de Trinidad e Tobago e Michael Frater, da Jamaica. Na segunda apuraram-se com Powell Richard Thompson, de Trinidad e Tobago, Churandy Martina, das Antilhas Holandesas e Darvis Patton, da Jamaica.