O italiano vai assinar um contrato válido por dois anos
Corpo do artigo
O italiano Francesco Farioli é o novo treinador do FC Porto, anunciou, este domingo, o clube nas redes sociais. O treinador, de 36 anos, sucede a Martín Anselmi, assinando um contrato válido por dois anos, até junho de 2027.
"O Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD ("FC Porto") informa o mercado, os seus Associados, Adeptos e Simpatizantes, bem como o público em geral, que chegou hoje a acordo e celebrou contratos de trabalho com Francesco Farioli como treinador da sua equipa principal de futebol bem como com a restante equipa técnica, válidos até ao final da época desportiva 2026/27", informaram os azuis e brancos na nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Farioli chegou a Portugal na quinta-feira. À saída do aeroporto Francisco Sá Carneiro, o novo técnico dos dragões, bem como a mulher e os filhos, traziam ao pescoço cachecóis do clube portista.
O técnico, de 36 anos, chega ao FC Porto para substituir o argentino Martín Anselmi, depois de ter orientado os neerlandeses do Ajax na época passada.
Conta ainda com passagens pela Turquia, onde liderou o Karagumruk e o Alanyaspor, e também por França, ao comando do Nice.
O FC Porto anunciou na semana passada ter iniciado negociações para rescindir o contrato com Martín Anselmi, poucos dias após o regresso do plantel do Mundial de clubes, em que os azuis e brancos se cotaram como a equipa europeia com pior desempenho na competição.
Farioli será oficialmente apresentado na segunda-feira, numa cerimónia marcada para as 12h00, no auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão, segundo indicou o clube no seu site oficial.
O italiano começou a carreira como treinador de guarda-redes, desempenhando essas funções em emblemas de escalões secundários de Itália, bem como no Benevento e no Sassuolo, sendo que, pelo meio, também trabalhou no Qatar.
A primeira experiência como treinador principal ocorreu no Karagumruk, do principal escalão da Turquia, em 2020/21, antes de se mudar, na época seguinte, para o Alanyaspor, que liderou entre 2022 e 2023.
Em 2023/24, assumiu o comando do Nice, conduzindo a equipa do sul de França ao quinto lugar da Ligue 1 e à qualificação para a Liga Europa, caindo, contudo, nos quartos de final da Taça francesa, perante o Paris Saint-Germain.
Na temporada passada, foi o escolhido para treinar o histórico Ajax e esteve bem lançado para arrebatar o título de campeão dos Países Baixos, uma vez que, a cinco jornadas do final da prova tinha nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado, PSV.
Contudo, na ponta final do campeonato, a formação de Amesterdão foi desperdiçando pontos atrás de pontos e, na penúltima ronda, viu-se ultrapassada pelo conjunto de Eindhoven, que confirmou mesmo a conquista do bicampeonato na derradeira jornada, relegando o Ajax para o segundo posto, com menos um ponto.
Na Taça dos Países Baixos, caiu perante o AZ Alkmaar, nos oitavos de final, a mesma fase em que foi eliminado na Liga Europa, frente aos alemães do Eintracht Frankfurt.
O FC Porto anunciou na semana passada ter iniciado negociações para rescindir o contrato com Martín Anselmi, na sequência do desempenho da equipa no Mundial de clubes, em que os 'azuis e brancos' se cotaram como a equipa europeia com pior desempenho na competição, com apenas dois pontos, resultantes de empates com Palmeiras (0-0) e Al Ahly (4-4), e uma derrota com o Inter Miami (2-1).
O treinador argentino tinha chegado ao FC Porto no início do ano, para render Vítor Bruno, mas não conseguiu mais do que um terceiro lugar na I Liga, a 11 pontos do campeão Sporting e a nove do 'vice' Benfica, tendo ainda sido eliminado na Liga Europa pela Roma, no play-off de acesso aos oitavos de final.
