O francês Sebastien Ogier (Citroen DS3) venceu hoje o Rali de França, na Alsácia, e colocou-se a escassos três pontos de Sebastien Loeb na liderança do Mundial (WRC).
Corpo do artigo
Sebastien Ogier terminou a prova em 3:06.20,4 horas, batendo o espanhol Dani Sordo (Mini Cooper), segundo, por apenas 6,3 segundos e o norueguês Petter Solberg (Citroen DS3), terceiro, por 1.23,8 minutos.
Com a sétima vitória no WRC (a primeira aconteceu em Portugal, em 2010), Ogier, de 27 anos, somou 25 pontos, aos quais acrescentou ainda um de bónus, pelo terceiro lugar na «super especial».
Assim, o gaulês passou somar os mesmos 193 pontos do finlandês Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS), que se ficou pelo quarto lugar na Alsácia, a 3.26,6 minutos de Ogier, e só com a ajuda do seu compatriota e companheiro de equipa Jari-Matti Latvala, que penalizou propositadamente na última especial.
Na liderança, continua Sebastien Loeb, que parecia ter o campeonato ganhou, mas falhou nas duas últimas corridas e agora tem apenas mais três pontos do que os dois perseguidores directos, com duas provas por disputar.
Em "casa", Loeb desistiu logo no início e não pôde, assim, dar uma alegria aos seus conterrâneos, num rali que terminou em Haguenau, a sua cidade natal.
A 11.ª prova do Mundial acabou de forma emocionante, sendo decidida apenas na última especial, com o jovem gaulês Ogier a conseguir suster os ataques de Sordo.
No último dia, o português Armindo Araújo (Mini Cooper) despistou-se na 18.º especial, numa altura em que seguia no sétimo posto, a escassos 9,6 segundo do sexto.
Por seu lado, Bernardo Sousa (Ford Fiesta S2000) terminou no 16.º posto, sendo o quarto na produção.
O campeonato do Mundo de ralis prossegue com o Rali da Catalunha, em asfalto, de 20 a 23 de Outubro.