Telma Monteiro é o "ás de trunfo" da seleção portuguesa nos Mundiais de judo que começam na segunda-feira no Rio de Janeiro, Brasil.
Corpo do artigo
Telma Monteiro lidera uma comitiva de três judocas femininos e oito masculinos que entra nos Mundiais do Rio de Janeiro, com os selecionadores Michel Almeida e Ana Hormigo, com expectativas muito diferentes dos restantes.
A mais medalhada judoca portuguesa tem três títulos de vice-campeã mundial (Tóquio2010, Roterdão2009 e Rio de Janeiro2007, em -52 kg) e uma medalha de bronze (Cairo2005).
Aos 27 anos e sem que nunca tenha sido campeã mundial - foi quatro vezes campeã europeia - ou tenha alcançado uma medalha olímpica, Telma Monteiro é, ainda assim, a melhor judoca portuguesa e a que está mais perto dos pódios.
No Rio de Janeiro, onde se sagrou vice-campeã mundial em 2005, então quando competia nos -52 kg, a judoca do Benfica lutará, como já o afirmou, pelas medalhas nos -57 kg, numa categoria em que estarão quase todas as favoritas.
A judoca entra em ação na quarta-feira e é a única portuguesa com estatuto de cabeça de série (é sexta no ranking mundial), num peso em que a única ausente entre 10 dez melhores do Mundo, todas no evento, é a campeã olímpica, a japonesa Kaori Matsumoto.
À frente de Telma Monteiro estão a francesa Automne Pavia (líder mundial), a mongol Sumiya Dorjsuren (segunda), a alemã Miryam Roper (terceira) e a brasileira Rafaela Silva (quinta).
Completam o leque de favoritas a austríaca Sabrina Filzmoser (sétima), a também brasileira Ketleyn Quadros (oitava), a francesa Corina Caprioriu (nona) e a norte-americana Marti Malloy (décima), a responsável pela eliminação de Telma Monteiro em Londres2012, ou a promessa japonesa Anzu Yamamoto (11.ª).
A secundar Telma surge Joana Ramos, judoca do Sporting que competirá nos -52 kg e nos últimos Mundiais, em Paris, em 2011, obteve o melhor resultado de Portugal, com a conquista do quinto lugar.
Joana Ramos apresenta-se no Rio, onde compete na terça-feira, depois de ter sido operada a uma hérnia na cervical em dezembro, o que a obrigou a uma grande paragem na competição.
Nos femininos, Ana Cachola (-63 kg) fecha o leque, sendo a seleção maioritariamente formada pelo setor masculino, com oito judocas em ação e num momento de transição no setor, sendo o grande ausente o "experiente" João Pina, lesionado.
Muitos dos judocas transitam das categorias juniores, com Sergiu Oleinic (-66 kg) e André Alves (-73 kg) a serem os mais experientes. Uma boa surpresa poderá ser Célio Dias (-90 kg), um judoca ainda júnior, que este ano obteve o sétimo lugar nos Europeus de seniores, em Budapeste.
Programa dos portugueses nos Mundiais:
- Segunda-feira, 26 ago: Nuno Carvalho (-60 kg).
- Terça-feira, 27 ago: Joana Ramos (-52 kg), Sergiu Oleinic e André Soares (-66 kg).
- Quarta-feira, 28 ago: Telma Monteiro (-57 kg) e André Alves (-73 kg).
- Quinta-feira, 29 ago: Ana Cachola (-63 kg) e Carlos Luz (-81 kg).
- Sexta-feira, 30 ago: Célio Dias e Tiago Rodrigues (-90 kg).
- Sábado, 31 ago: Jorge Fonseca (-100 kg).