
Jaime Faria
Créditos: Lukas Coch/EPA
O russo de 28 anos precisou de quase três horas para impor o seu favoritismo
O tenista português Jaime Faria foi esta quarta-feira eliminado na segunda ronda do Open da Austrália, pelo segundo ano consecutivo, apesar de ter conquistado um parcial frente ao russo Andrey Rublev, 17.º do ranking ATP.
No encontro em Melbourne Park, o russo de 28 anos precisou de quase três horas para impor o seu favoritismo e bater o tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, 151.º do mundo, em quatro 'sets', por 6-4, 6-3, 4-6 e 7-5.
O encontro começou equilibrado até que Rublev conseguiu quebrar o serviço do português, a meio do parcial inicial. Uma vantagem que o russo conseguiu defender para vencer o primeiro 'set' por 6-4.
Rublev, 13.º cabeça de série do torneio, foi mais consistente no segundo parcial, quebrando por duas vezes o serviço do jovem português de 22 anos para conquistar o 'set' por 6-3.
Mas o lisboeta, a jogar pela quinta vez consecutiva no quadro principal de um torneio do Grand Slam, não desistiu e respondeu finalmente no parcial seguinte, vencendo os três primeiros jogos para conquistar o 'set' por 4-6.
Faria continuou a lutar, mesmo quando o russo conseguiu uma vantagem de 5-2 no último parcial. O português empatou a 5-5, apesar de Rublev ter estado a apenas um ponto de encerrar o encontro.
No entanto, o russo acabou mais forte e fechou a partida por 7-5, afastando Faria, que há um ano tinha sido eliminado na mesma fase do primeiro "major" da época pelo sérvio Novak Djokovic.
Na terceira ronda, Rublev vai defrontar o argentino Francisco Cerundolo, 18.º cabeça de série do torneio, que também hoje derrotou o bósnio Damir Dzumhur, em três parciais, por 6-3, 6-2 e 6-1.
