O tenista espanhol Rafael Nadal consumou hoje a passagem à quarta ronda do Open da Austrália com uma exibição notável frente ao francês Gael Monfils, num dia tranquilo para Roger Federer e Andy Murray em Melbourne.
Corpo do artigo
Em busca do seu 14.º título em torneios do Grand Slam, Nadal "encheu" a Rod Laver Arena com um ténis irresistível e bateu o 25.º cabeça-de-série por 6-1, 6-2 e 6-3 em apenas duas horas, marcando encontro na próxima ronda com o japonês Kei Nishikori, 16.º pré-designado, que eliminou o norte-americano Donald Young.
«Gael é sempre um grande teste, é um grande jogador, mas penso que fiz o meu melhor jogo do torneio até agora, por isso, estou muito satisfeito», afirmou o maiorquino, que em caso de vitória na Austrália pode tornar-se terceiro jogador da história a vencer os quatro torneios do Grand Slam por duas vezes, depois dos australianos Roy Emerson e Rod Laver.
Sem nunca conceder o seu serviço, Nadal conseguiu seis "breaks" sobre o saque do adversário e contabilizou 21 "winners" para apenas 18 erros não forçados, face aos 57 de Monfils, que optou muitas vezes por pancadas de "tudo ou nada" na tentativa de contrariar a superioridade do espanhol.
À espera de igualar os 14 títulos de Grand Slam de Pete Sampras, Nadal pode perseguir depois o recorde de 17 de Roger Federer. O veterano suíço, a disputar aos 32 anos o seu 57.º "major" consecutivo - outro recorde -, bateu o russo Teymuraz Gabashvili, número 79 do mundo, por 6-2, 6-2 e 6-3.
Nos oitavos-de-final, Federer, sexto cabeça-de-série, vai defrontar o francês Jo-Wilfred Tsonga, décimo, que afastou o compatriota Gilles Simon. «Agora, o quadro começa a ficar extremamente difícil, mas estou ansioso por isso. Preparei-me e ainda não perdi um 'set' até agora», afirmou o helvético, quatro vezes vencedor em Melbourne.
Em recuperação de uma cirurgia nas costas, escocês Andy Murray, quarto cabeça-de-série e finalista na Austrália em 2013, bateu o espanhol Feliciano Lopez por 7-6 (7-2), 6-4 e 6-2 e também avança para a quarta ronda sem ter cedido qualquer "set" no torneio.
«Hoje foi um grande passo para mim. Feliciano é um jogador de top-30. É um adversário difícil de enfrentar», disse Murray, que vai defrontar o francês Stephane Robert, primeiro "lucky loser" a atingir a quarta ronda do Opena da Austrália.