O Benfica-FC Porto desta sexta-feira domina os jornais desportivos, onde se fala também do interesse do Sporting em Víctor Valdés e na "luta pelo trono" de Manchester que se antevê entre José Mourinho e Pep Guardiola.
Corpo do artigo
Está a meio caminho entre a descolagem de um jato e um tiro. O apito que Artur Soares Dias vai usar no clássico de amanhã pode atingir 125 decibéis. O Record diz que parece um tiro este apito, um Molten Whistle Valkeen, que até não sai caro. Pode ser encomendado por 50 euros.
Certo é que, sexta-feira à noite, os jogadores do Benfica e do Porto não podem dizer que não ouviram o apito do árbitro.
Na Luz, Artur Soares Dias também vai usar umas chuteiras da sorte. São Adidas e foram essas chuteiras que calçou o ano passado no Mundial Sub20 na Nova Zelândia, a competição mais importante onde já esteve.
A dois dias do clássico, o Benfica recupera memórias. O clube apresentou uma réplica da camisola da equipa, campeã nacional em 1993- 1994.
Em dia de aniversário de Chalana, os jogadores desse tempo e também Toni, treinador nessa época,, juntaram-se ontem à noite e os jornais sublinham esta manhã uma frase de Rui Costa: "A camisola do Benfica é um compromisso para a vida". Foi uma camisola que lhe deu sorte porque com ela vestida ganhou um campeonato e uma Taça de Portugal.
Agora, todos eles esperam que a réplica desta camisola seja o décimo segundo jogador, como escreve o Record, uma inspiração para amanhã, diz A Bola.
Para o clássico, os jornais dão certa a ausência de Lisandro. O jogador pode não conseguir recuperar para o jogo da Liga dos Campeões na terça-feira com o Zénit.
No Futebol Clube do Porto, Brahimi foi repreendido por causa da atitude de desagrado quando foi substituído no encontro com o Arouca, mas O Jogo garante que ele vai jogar na Luz. Brahimi tem uma atenuante: apesar da insatisfação que demonstrou ficou no banco a torcer pelos colegas.
Assunto maior na capa do Jogo é, no entanto, o Sporting. O jornal revela que os leões atacam Valdês. O guarda-redes de 34 anos está emprestado pelo Manchester United ao Standard de Liège e foi observado no último domingo por Tiago, treinador de guarda-redes da equipa B. O Jogo adianta que a Sad do Sporting encara Víctor Valdés como uma hipótese de qualidade e prestígio para a baliza na próxima temporada, precavendo a possível transferência de Rui Patrício. O jornal acrescenta que os responsáveis do Sporting já estão a negociar a renovação de contrato com Patrício mas esta pode ser a última época dele em Alvalade.
No caso de Valdés, o Sporting pode ter concorrência forte. Em Espanha, o diário Sport adianta que Pep Guardiola está a pensar nele para a baliza do Manchester City na próxima época.
Os jornais ingleses insistem em José Mourinho e o Mirror revela os maiores segredos do acordo entre o português e o Manchester United: Mourinho vai ter um contrato de 3 anos recebendo 20 milhões de euros por cada temporada.
O Sun escreve que ouvem as companhias de alarme porque a equipa do United está dividida em relação a Mourinho.
Também o italiano Corriere dello Sport antecipa uma luta de gigantes e escreve que Mourinho prepara o dérbi com Guardiola.