O P. Ferreira, que já não tinha hipóteses de seguir em frente na Liga Europa, não foi além de um "nulo" na receção à Fiorentina, em jogo a contar para a quinta jornada do Grupo E da prova.
Corpo do artigo
O P. Ferreira ascendeu, esta quinta-feira ao terceiro lugar do Grupo E da Liga Europa, ao empatar a zero em casa diante da Fiorentina, numa partida dominada pela equipa de Henrique Calisto.
Perante um adversário que não se apresentou com alguns dos seus habituais, os pacenses, que já não têm hipóteses de se manter em prova, criaram a primeira oportunidade de perigo aos 12 minutos por Ruben Ribeiro.
Oito minutos depois, Bebé teve a melhor oportunidade da partida quando, apenas perante o guardião da equipa italiana, permitiu a defesa de Munúa, depois de ter sido servido por Ruben Ribeiro.
Já com o experiente chileno Pizarro na equipa, a Fiorentina entrou melhor no segundo tempo e esteve perto de inaugurar o marcador num mau atraso de Tiago Valente, que o guardião António Filipe resolveu.
No último quarto de hora, os italianos dispuseram de várias oportunidades para marcar, nomeadamente por Yakovenco, com Seri a salvar em cima da linha, e por Cuadrado, com António Filipe a opor-se com uma excelente defesa.
Neste período, a resposta da equipa pacense surgiu num remate muito forte de Manuel José a que Munúa também se opôs com uma grande defesa.
Sob a arbitragem de Eitan Shmuelevitz, de Israel, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. com a assistência de cerca de 1500 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
P. Ferreira: António Filipe, Tony, Tiago Valente, Ricardo, Hélder Lopes, Filipe Anunciação, André Leão, Seri (Romeu, 90+2), Manuel José, Bebé (Hurtado, 59) e Rúben Ribeiro (Sérgio Oliveira, 71).
Suplentes: Matias Degra, Gregory, Romeu, Sérgio Oliveira, Caetano, Hurtado e Irobiso.
Fiorentina: Munúa, Roncaglia, Tomovic, Compper, Alonso, Aquilani, Ambrosini (Cuadrado, 62), Bakic (Pizarro, 46), Ilicic (Yakovenko, 74), Matiás Fernández e Ryder Matos.
Suplentes: Neto, Savic, Capezzi, Pizarro, Fazzi, Cuadrado e Yakovenko.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Bakic (20), Pizarro (69) e Tiago Valente (79).