A equipa pacense, que se estreou na Liga dos Campeões, perdeu no Estádio do Dragão por 1-4, com Shirokov a ser a "estrela" da partida com um "hat-trick".
Corpo do artigo
O P. Ferreira ficou praticamente afastado da Liga dos Campeões, ao perder por 1-4 em jogo a contar para a primeira mão do "play-off" da prova, jogo que se realizou no Estádio do Dragão.
A equipa pacense, que se estreou na Liga dos Campeões, entrou melhor e aos nove minutos poderia ter chegado à vantagem mas o guardião Lodygin cedeu canto após remate de Sérgio Oliveira
Os russos responderam por Shirokov, aos 17 minutos, e seis minutos depois, Sérgio Oliveira voltou a visar a baliza de Lodygin, mas novamente sem sucesso.
Quando faltavam três minutos para a meia hora, o Zenit chegou mesmo ao golo por Roman Shirokov, após um centro atrasado do português Danny.
No segundo tempo, os pacenses surgiram melhor e, aos 58 minutos, chegaram com naturalidade ao golo do empate por André Leão numa altura em que a equipa portuguesa dominava a partida.
Contudo, dois minutos depois, a defesa pacense comprometeu e Shirokov não perdeu a oportunidade de bisar voltando assim a colocar a formação russa na frente do marcador.
Já com Arshavin e Tymoshuk em campo, o Zenit acabou por ampliar ainda maiks a sua vantagem, primeiro, aos 85 minutos, num livre de Kerzhakov que bateu nas costas do guardião Degra antes de entrar.
No último minuto do tempo regulamentar, Shirokov com um potente remate de fora da área fixou o resultado final em 1-4, resultado que praticamente atira o P. Ferreira para a Liga Europa.
A segunda mão desta eliminatória está marcada para 28 de agosto no Estádio Petrovski, em São Petersburgo.
Sob a arbitragem de Martin Atkinson, de Inglaterra, no Estádio do Dragão, no Porto, com a assistência de 4770 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
P. Ferreira: Degra, Rodrigo António, Filipe Anunciação, Ricardo, Nuno Santos, Romeu, André Leão, Rui Miguel (Vítor, 52), Sérgio Oliveira (Manuel José, 80), Hurtado, Christian Irobiso (Carlão, 65).
Suplentes: António Filipe, Grégory, Hélder Lopes, Vítor, Manuel José, Rui Caetano e Carlão.
Zenit: Lodygin, Anyukov, Lombaerts, Hubocan, Smolnikov, Witsel, Zyryanov (Tymoshchuk, 70), Shirokov, Bystrov (Arshavin, 61), Danny (Mogilevets, 80) e Kerzhakov.
Suplentes: Barburin, Khodzhaniyazov, Tymoshchuk, Mogilevets, Bukharov, Arshavin, Lukocic.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Filipe Anunciação (7), Aleksandr Anyukov (74), Ricardo (84), Tomas Hubocan (90+4).