A Volta a Portugal em Bicicleta regressa à estrada depois de um dia de descanso. Uma etapa marcada por novidades.
Corpo do artigo
A sexta etapa começa logo com uma estreia. A vila de Sernancelhe, em Viseu, recebe pela primeira vez a Volta a Portugal e é o local de partida da etapa. Mas não é a única novidade. Boticas encerra a etapa e Torneiros é palco de escalada inédita na Volta.
A aldeia típica transmontana oferece uma paisagem privilegiada da serra. "Tem uma vista total sobre a sede do concelho, com um miradouro de onde se vê a vila toda", explica o presidente da câmara de Boticas, "o que a marca é a panorâmica e a altitude. Tem uma subida de primeira categoria, uma elevação bastante acentuada".
TSF\audio\2018\08\noticias\08\fernando_queiroga_1_torneiros
Fernando Queiroga garante que, apesar de Torneiros ter poucos habitantes, não vai faltar auditório à sexta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. "Não é só esta aldeia, mas o concelho todo. Nunca tivemos uma chegada da Volta, a movimentação, a azáfama... ".
Normalmente, a Volta é acompanhada pela televisão. Esta estreia é uma oportunidade para ver ao vivo a prova rainha do ciclismo em Portugal. "Este concelho, que também é de forte emigração (nesta altura triplica a população), é uma forma dos nossos conterrâneos que estão todo o ano fora, poderem ver in loco, de perto, uma chegada da Volta".
TSF\audio\2018\08\noticias\08\fernando_queiroga_2_entusiamo
Os ciclistas passam por Boticas, sobem a Torneiros e regressam à vila para cortar meta.
Esta é também uma oportunidade para promover os produtos da região.
TSF\audio\2018\08\noticias\08\fernando_queiroga_3_produtos
De amarelo, continua o espanhol Raul Alarcon, da W52-FCP. O vencedor da edição do ano passado tem 52 segundos de vantagem sobre o 2.º classificado, Joni Brandão.
A 6.ª etapa arranca às 12h55 de Sernancelhe. Até Boticas são 165.4 km.
TSF\audio\2018\08\noticias\08\teofilo_fernando_etapa6
IZbAjDLyK8I