A indignação de Rui Moreira, o orgulho de Bruno de Carvalho e o regresso de Luisão são os destaques nos jornais desportivos desta segunda-feira. Ronaldo e Luis Enrique são os temas quentes em Espanha.
Corpo do artigo
Rui Moreira é um dragão indignado e depois da derrota do FC Porto com o Sporting volta às críticas. Agora, o alvo é Antero Henrique. O presidente da Câmara do Porto desabafou no Facebook contra o administrador da SAD azul e branca, lembrando que criticou o projeto 'Visão 611' e que agora, 10 anos depois, o resultado está à vista. "Parabéns AH", ou seja, Antero Henrique. E o que é esta Visão 611? A ideia, recordam os desportivos, era lançar na equipa principal jogadores formados no clube.
De vez em quando, Rui Moreira dá voz ao descontentamento. A Bola escreve que há cerca de dois anos, numa entrevista ao jornal, o autarca considerou "uma tragédia a ausência de jogadores portugueses na equipa principal".
Nas últimas eleições, Rui Moreira votou, "por consideração", em Pinto da Costa, acrescentando que é "uma pessoa por quem tem respeito e estima, apesar de muitas vezes não concordar com ele".
Em Alvalade, o sentimento é bem diferente. Orgulhoso e feliz, Bruno de Carvalho deu os parabéns à equipa do Sporting que tinha acabado de vencer o jogo com o FC Porto, no estádio do Dragão. Mais do que isso, o Record conseguiu saber que o presidente dos leões confessou aos seus jogadores que eles merecem ser campeões.
Ainda no Record e no balneário do Sporting, os capitães e treinadores fizeram questão de passar a mensagem ao grupo: nada de euforias porque nada está ganho. Faltam duas "finais" e a próxima é em Alvalade, com o Vitória de Setúbal.
O Benfica joga na Madeira com o Marítimo mas, antes disso, esta noite, recebe na Luz o Sp. Braga, a contar para as meias-finais da Taça da Liga. Os desportivos apostam no regresso de Luisão, que há mais de cinco meses que não joga, lembra A Bola, depois da lesão e de duas operações ao braço esquerdo. Luisão esteve 27 jogos fora da equipa por causa dessa lesão e mais cinco no banco, como suplente não utilizado.
Esta época, Luisão, defesa central de 35 anos, fez 15 jogos e marcou um golo, números que revelam uma quebra no rendimento do capitão. O jornal O Jogo dedica a primeira página a quem joga no centro da defesa: o que valem os centrais nos duelos aéreos, nos desarmes, nas interceções, alívios e nas faltas. O jornal diz quem são os melhores e os piores.
A Marca e o AS em Espanha trazem as novidades sobre Cristiano Ronaldo. Já treinou com bola e está cheio de otimismo para o jogo depois de amanhã com o Manchester City. Ronaldo diz no AS que a Liga dos Campeões é especial e que joga cada jogo como se fosse o primeiro.
O diário Sport publica hoje uma grande bronca, o puxão de orelhas de Luis Enrique aos jogadores do Barcelona. O treinador perguntou-lhes, diretamente, se querem ou não ganhar a Liga espanhola? "Parece que não", disse Luis Enrique, "porque estão a jogar sem intensidade, sem velocidade, sem nada". Depois do raspanete, o aviso de Luis Enrique: "ou dão um passo em frente ou perdemos a liga. Vocês é que sabem".