Paris 2024: águas do rio Sena superam limites de poluição. Comité Olímpico de Portugal "preocupado"
Em declarações à TSF, José Manuel Constantino deixa críticas à organização e acusa os franceses de serem pouco abertos a soluções alternativas
Corpo do artigo
A pouco mais de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris, as águas do rio Sena ainda não passaram no teste de qualidade. Foram realizadas, na sexta-feira, novas análises, que concluíram que os limites de poluição estão acima do aceitável para a realização de provas desportivas, como o triatlo e a natação, apesar dos milhões de euros investidos em estações de águas residuais. Questionado sobre esta situação, o presidente do Comité Olímpico de Portugal não esconde a preocupação.
"Havendo um local de competição, que não tem condições adequadas para a realização das provas que estão previstas, naturalmente que isso me preocupa, como preocupa ausência de ar-condicionado nos quartos, a cerimónia de abertura e o número de horas que são necessárias, antecipadamente, ir para o local, a questão da mobilidade no interior da própria cidade e, portanto, há um conjunto de situações que são naturalmente preocupantes, num quadro previsível de elevadas temperaturas e que, naturalmente, coloca constrangimentos ao bom desempenho dos atletas", explica à TSF José Manuel Constantino.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal deixa críticas à organização e acusa os franceses de serem pouco abertos a soluções alternativas.
"Da parte da cultura organizacional francesa não há grande permeabilidade à apresentação de sugestões alternativas e, portanto, há um quadro fechado, aparentemente seguro, muito convencido, e os comités olímpicos nacionais não têm como alterar esta situação", sublinha.
Para já, o ensaio geral, que estava marcado para segunda-feira não vai realizar-se devido à chuva dos últimos dias. O caudal do rio não permite a realização do ensaio, sendo que as previsões meteorológicas para os próximos dias também não são animadoras. Há previsão de chuva até ao dia 5 de julho. O plano B das autoridades não prevê a mudança do local, mas sim o adiamento das provas. Os Jogos Olímpicos decorrem em Paris, entre 26 de julho e 14 de agosto.