Os portugueses que vivem em França têm um motivo extra para desejar a vitória na final: não querem ter de "levar" com os franceses a brincarem com uma derrota de Portugal, às mãos deles.
Corpo do artigo
Vai ser um desassossego. Rosário dos Santos nem quer pensar no que espera os portugueses caso a França leve de vencida a seleção nacional no domingo. "Vão ser três anos a ter de levar com eles, com as piadas..."
Rosário é dona de uma mercearia, que é também restaurante, que vende só produtos nacionais: vinhos, sumos, azeite, e, claro, bacalhau. Tudo português. Também serve almoços que lembram a terra onde nasceu e que deixou aos 13 anos: polvo à lagareiro, pataniscas de bacalhau, frango de churrasco.
Está há 37 anos em Paris, mas não se diz nada dividida quando for hora de torcer por alguém na final do Euro 2016: 150% portuguesa, este é o meu país de acolhimento, mas vou torcer por Portugal." No dia da final não vai estar em Paris, vai a Portugal para estar com o filho, e quando regressar espera vir contente: "de sorriso bem aberto, a festejar a vitória, para brincar com eles todos."