A empresa chinesa Ledman vai ser patrocinadora da II Liga portuguesa de futebol. A companhia afirma que da China vão ser "enviados 10 jogadores para jogarem nos 10 clubes de topo [...] e a Liga Portuguesa terá de garantir a sua taxa de utilização".
Corpo do artigo
Não vão ser, como dizia Paulo Futre, "charters" de chineses, mas serão pelo menos dez os jogadores que a Ledman promete enviar para Portugal. No comunicado em que a empresa chinesa anuncia o acordo entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), aos atletas vão ainda juntar-se "três treinadores adjuntos para jogar nos dez clubes de topo da Segunda Liga e a LPFP terá de garantir a sua taxa de utilização e empenhar-se na melhoria da qualidade dos jogadores chineses".
No comunicado a Ledman sublinha que "adquire em exclusivo o título de patrocinador da Segunda Liga", passando a competição a chamar-se Ledman Proliga.
A LPFP não confirma estes pormenores mas admite que o acordo foi assinado, em Pequim, com a multinacional da área da optoeletrónica, e contou com a presença de Pedro Proença, presidente do organismo.
No site da Ledman já há fotografias da altura em que se assinou o acordo.
Ainda antes do acordo ter sido anunciado, o comentador Luís Freitas Lobo falou sobre o tema no programa Jogo Jogado da TSF. O comentador disse que "futebol português pode ter batido no fundo", e que "há limites para tudo". Sobre a obrigatoriedade dos clubes portugueses virem a ter de contratar jogadores chineses, Luís Freitas Lobo pediu ao Governo "que se imponha neste momento".
Opinião contrária tem João Rosado, outro comentador do programa Jogo Jogado. Para João Rosado o acordo "não parece uma coisa assim tão despropositada como isso". O comentador compreende que os chineses estejam interessados no know-how português.
Quem também comentou o anúncio do acordo foi Joaquim Evangelista, do Sindicato dos Jogadores que estranha a decisão e afirma que é "com surpresa" que recebe a notícia de que alguns clubes portugueses vão ter de contratar jogadores chineses.
A LPFP informa que está a "desenvolver um trabalho de valorização da II Liga, integrado no plano de atividades para este mandato" e que "a aprovação unânime do novo modelo competitivo da prova e a revelação da nova marca da competição, a LigaPro, foram avanços significativos que se concretizaram recentemente".
Sem querer revelar pormenores, a LPFP afirma em comunicado que os detalhes "da parceria a celebrar entre Ledman e a Liga serão divulgados em tempo oportuno, constituindo mais um passo na valorização da LigaPro".